You are currently viewing Você Precisa Ouvir: The Spiritual Bat – Through The Shadows (2008)

Você Precisa Ouvir: The Spiritual Bat – Through The Shadows (2008)

Death/Gothic Rock para escurecer de vez este Dia das Bruxas

Por Luiz Athayde

Entrando no clima do Dia das Bruxas, nada melhor que um bom Deathrock liderado por assustadores vocais femininos. E é da Itália que vem Rosetta Garri e Dario Passamonti, o núcleo criativo do The Spiritual Bat.

Dario e Rosetta: The Spiritual Bat

A banda tem um histórico de incontáveis mudanças de formação desde sua gênese, na cidade de Frosinone, no longuínquo ano de 1992. O primeiro e autointitulado registro data de 1993. De lá para cá, ininterruptas produções em curtos espaços de tempo até 1999. Foi aí que iniciaram um hiato discográfico até a sua fatídica estreia “cheia”.

Com uma produção essencialmente independente, mas extremamente polida – os anos de experiência fizeram a diferença –, Through The Shadows chegou com tudo na classe de 2008 pelo carimbo Alchemisti Music.

Dotado de arranjos até intricados demais para um gênero voltado para a simplicidade, faixas como “Wandering On Cobble” e “Prague” tiveram um cuidado especial com a adição de flautas, dando uma cara ainda mais misteriosa ao contexto, apesar de “Through The Shadows” abrir o disco com um típico petardo Deathrock.

Os momentos alternativos (bem vindo aos anos 1990) estão a todo momento com “Waltz”, “Twins” e “Newdance”, para citar algumas; todas mescladas as indumentárias cavernosas que o estilo pede. Sem mencionar o “samba do crioulo gótico” em “Primordial Call”, denotando outras influências que só ouvindo para descobrir.

Se a essa altura você ainda necessita de referências, vá até a esquina menos movimentada e mais escura do seu bairro e espere os espectros lisérgicos de The Cure e Christian Death circularem ao redor.

Na verdade, a coisa mais cativante neste álbum é a pegada heterogênea regida sob um mesmo prisma, levando o ouvinte a novas nuances a cada audição – preciso dizer que esse disquinho é mais um item da minha CDteca que botei na roda para você, adicto por novos e diferentes sons –, erradicando de vez qualquer sinal de enjôo quando nos deparamos com álbuns previsíveis.

Os morcegos espirituais italianos mantiveram sua produção sônica bem vívida até 2017, mas até os dias de hoje se encontram em massiva atividade pelo cirtuito europeu. Toda sua discografia é digna de atenção, mas nada como um cartão de visitas com a marca “álbum de estreia” para conhecer este ato que é, anos luz, um dos mais singulares do universo gótico, e é por isso mesmo que você precisa ouvir Through The Shadows.

Ouça o álbum no Bandcamp:

Please follow and like us:
Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Deixe um comentário