You are currently viewing Jimmy Cobb, baterista do icônico álbum “Kind of Blue” de Miles Davis, morre aos 91 anos
Foto: Richard Ecclestone/Redferns

Jimmy Cobb, baterista do icônico álbum “Kind of Blue” de Miles Davis, morre aos 91 anos

Músico estadunidense sofria de câncer no pulmão

Por Luiz Athayde

E o universo do jazz segue sofrendo baixas. Morreu, aos 91 anos de idade, Jimmy Cobb, baterista estadunidense conhecido especialmente por assumir as baquetas no clássico álbum Kind of Blue (1959) de Miles Davis. O músico sofria de câncer no pulmão, reportou o NPR.

Natural de Washington DC da classe de 1929, Cobb se mudou para Nova York em 1955, se apresentando constantemente pelo circuito local; foi nesse período, ao conhecer Davis, que integrou sua banda de estúdio.

Não menos importante, suas credenciais colaborativas envolveram nomes, como John Coltrane e Wayne Shorter; além de assinar, em 1983, seu primeiro álbum como bandleader, So Nobody Else Can Hear.

Assim como uma infinidade de artistas do meio jazzístico, Cobb enfrentava dificuldades financeiras. Sem mencionar a doença, sua filha lançou um financiamento coletivo para angariar fundos para cobrir os custos do tratamento. Anunciada em janeiro, a campanha arrecadou 94 mil dólares.

O último trabalho editado pelo baterista foi o álbum ao vivo This I Dig of You, de 2019, onde conta com Peter Bernstein, Harold Mabern e John Webber.

Please follow and like us:
Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Deixe um comentário