Black Metal em casa: Emperor, Mayhem e Enslaved se unem para evento exclusivo no lendário Grieghallen, Noruega

Bandas celebram seus clássicos gravados no lendário Grieghallen Studios, em Bergen

Por Luiz Athayde

A classe de 1994 não foi pouca coisa no perímetro norueguês. Três dos maiores nomes do black metal estrearam com álbuns que se tornaram clássicos poucos anos depois: Emperor, com In The Ninghside Eclipse; Mayhem e seu De Mysteriis Dom Sathanas, e o Enslaved, tomando o subterrâneo de assalto com Vikingligr Veldi.

Mais um ponto em comum? Todos foram gravados no lendário estúdio Grieghallen, no coração de Bergen. E será lá, em agosto de 2021, ou seja, 27 anos depois, que a trinca irá se reunir para evento exclusivo; um spin-off da 10ª edição do festival Beyond The Gates, intitulado Grieghallen MCMXCIV.

Será também o aniversário de 30 anos do Emperor, e com isso Ihsahn e cia preparam um set especial, além das músicas do debut, enquanto que o Mayhem tocará “De Mysteriis…” na íntegra, bem como o Enslaved com “Vikingligr…”.

Em nota oficial, os artistas refletiram sobre o evento, que promete ser mais um marco na esfera do metal extremo. Ihsahn e Samoth comentaram:

“O que faltava em experiência na época foi devidamente compensado pela coragem juvenil e pelo desejo de criar algo que fosse intransigente e grandioso. Pytten [produtor] viu todos estes contrapontos e, com a sua experiência e forma única de ouvir, conseguiu cumprir da melhor forma o que nos propusemos. Mesmo quando éramos adolescentes na época, ele sempre levou a sério nossa visão musical e facilitou dias e noites extremamente criativos no estúdio.”

Attila Csihar, vocalista do Mayhem envolveu algumas curiosidades:

“Este será um evento incrível de se fazer – quase 30 anos depois de gravarmos ´De Mysteriis Dom Sathanas´no mesmo salão em Grieghallen. A bateria na gravação tem a mesma acústica e ecos da grande sala de concertos onde foram gravadas, graças a Pytten, as ideias geniais do nosso produtor. Eu tenho muitas memórias ótimas de pura criatividade enquanto estávamos gravando os vocais também. Por exemplo, que Euronymous encomendou um gongo enorme, e também um sintetizador Moog para adicionar à paisagem sonora, e Pytten estava sempre feliz em realizar nossas idéias mais malucas. Eu gravei os vocais em uma sala totalmente escura com apenas velas ao redor para criar a atmosfera certa. A janela da sala de controle estava coberta com cortinas para que ninguém pudesse ver o que eu estava fazendo … na verdade eu estava fazendo movimentos mágicos e formando mudras, até mesmo batendo cabeça e pulando em algum momento em puro êxtase. Eu nunca vou me esquecer disso. E agora mal posso esperar para voltar lá e tocar a mesma música ao vivo. Vai ser pura magia negra – como nosso destino!”

O guitarrista e mentor do Enslaved Ivar Bjørnson também enfatizou a importância do produtor no processo que originou um de seus maiores clássicos:

“Estamos muito orgulhosos de fazer parte da celebração do  ‘Grieghallen 1994’ do [festival] Beyond the Gates 2021 – uma localização muito poderosa no eixo tempo/espaço do universo do Enslaved. Trabalhar com Pytten em Grieghallen para nosso álbum de estreia ‘Vikingligr Veldi’ foi a concretização de um plano muito obstinado para o jovem Enslaved. Havia um ar de inovação, de dedicação, de criar nosso próprio caminho na então pequena rede de bandas pioneiras que estavam gravando e lançando material feito em Grieghallen. Traremos para o evento uma versão completa de um de nossos álbuns favoritos de nosso catálogo (15 álbuns, a propósito) – 1994, Grieghallen e Enslaved virão juntos sob o machado: ‘Vikingligr Veldi’ ”.

Quem assina toda a produção é Torgrim Øyre, que finaliza:

“Nós meio que temos que nos beliscar. Ser capaz de experimentar esses três artistas inovadores juntos em um palco é simplesmente alucinante. Grieghallen não apenas carrega um enorme significado histórico para o fenômeno mundial que o Black Metal norueguês se tornou, mas também é uma das salas de concerto mais reverenciadas na Escandinávia.

Com Mercyful Fate como atração principal no mesmo local na sexta à noite, indiscutivelmente os inovadores da estética do black metal, seguidos por Emperor, Mayhem e Enslaved, que levaram a música extrema a novos patamares, esta é uma combinação quase boa demais para ser verdade. Mal podemos esperar por agosto de 2021.”

Para garantir seu ingresso, acesse este link.



Deixe uma resposta