Você está visualizando atualmente Stuart Murdoch (Belle And Sebastian) irá lançar seu primeiro romance em 2024
Foto: Barry Brecheisen/WireImage

Stuart Murdoch (Belle And Sebastian) irá lançar seu primeiro romance em 2024

Segundo o artista escocês, ‘Nobody’s Empire’ será “parte memória e parte ficção”

Por Luiz Athayde

O músico, escritor e cineasta Stuart Murdoch, também voz do Belle & Sebastian, anunciou o lançamento de seu primeiro romance, Nobody’s Empire, para setembro de 2024.

Levando o mesmo título da faixa de abertura do álbum Girls in Peacetime Want to Dance (2015), o livro é descrito como “parte memórias e parte ficção”.

A história é ambientada em Glasgow e na Califórnia no início dos anos 90. Ela segue o personagem Stephen, que está “em busca de uma reinvenção no novo mundo” após ser diagnosticado com encefalomielite miálgica. Ou síndrome da fadiga crônica, doença sofrida pelo artista escocês.

Stuart Murdoch durante um “deitaço” na George Square em Glasgow, Escócia, em apelo por mais especialistas no Serviço Nacional de Saúde. (Foto: Neil Pooran/PA)

Murdoch é embaixador da Open Medicine Foundation e vem batalhando para promover a conscientização sobre a doença. Ele comenta (via The Bookseller):

“Comecei a escrever Nobody’s Empire. Parecia ser o momento certo para contar essa história em formato longo, apesar de eu estar cantando sobre ela há anos. Imaginei que estava escrevendo para a comunidade EM/SFC e, à medida que o livro avançava, ele se tornava mais importante para mim, ganhando vida própria.

Eu precisava dele tanto quanto ele precisava de mim e me apoiava muito nele para me consolar. Portanto, quando o livro foi escolhido pela [editora] Faber para publicação, fiquei eufórico e muito aliviado. Espero que este seja o início de um belo relacionamento!”

Ainda que seja o debut de Murdoch no âmbito do romance, seu primeiro livro foi o The Celestial Café (O Café Celestial), editado pela Pomona Books em 2010. Se trata de um apanhado de registros de um diário online, publicado no site do Belle & Sebastian entre 2002 e 2006.

No cinema, ele escreveu e dirigiu o filme God Help The Girl, baseado no seu disco solo homônimo de 2009. Discograficamente, a banda lançou em janeiro, seu décimo segundo álbum de estúdio, Late Developers, via carimbo Matador Records.

Deixe um comentário