Você está visualizando atualmente Wild Nothing traz soluções para a classe média americana em “Suburban Solutions”
Imagem: Reprodução/Youtube

Wild Nothing traz soluções para a classe média americana em “Suburban Solutions”

Segundo single do aguardado álbum ‘Hold’ lança um olhar irônico nos comerciais de TV dos anos 80

Por Luiz Athayde

Em um artigo publicado na Legally Sociable, intitulado Why Americans love suburbs #4: Middle-class utopia (“Por que os americanos amam os subúrbios: a utopia da classe média”), o autor diz:

“Especialmente em comparação com os bairros urbanos animados, a vida da classe média suburbana é frequentemente retratada como monótona, se não totalmente opressiva.”

Mas, é quando ele cita um estudo de 1960 do sociólogo Bennett Berger sobre o subúrbio da classe trabalhadora da Califórnia que a acidez aflora:

“Você pode pensar que é feliz, seu presunçoso e próspero, mas eu lhe digo que as ansiedades da mobilidade de status são excessivas; elas o empobrecem psicologicamente, o afastam de sua família”.

Não é nenhuma novidade inclusive no Brasil, os momentos de perplexidade da classe média ao olhar tudo aparentemente nos conformes – casa dividida em mil vezes, carro em duas mil e boletos mais. Porém, exatamente esse cenário usado pelo Wild Nothing no seu novo single e clipe, “Suburban Solutions”.

Na verdade, a música pega emprestada o título de uma empresa homônima de mudanças. Já o vídeo se mostra uma sátira aos comerciais televisivos dos anos 80, até para casar com a cativante pegada pop da canção, inspirada na infância de Jack Tatum. Não à toa, as filmagens aconteceram ao redor das paisagens suburbanas de seu estado natal, Virgínia.

Entretanto, o tema dá continuidade à saga de existir durante a pandemia; casado e com um filho recém-nascido. O single anterior, “Headlights On”, Jack abordava os momentos difíceis da relação com sua esposa.

Agora ele expõe ironicamente, claro, a aparente sensação de alívio após uma árdua logística – em 2018 Jack e a mulher Dana se mudaram de Los Angeles para Virgínia.

“Acorde para uma nova vida
Um quintal com uma cerca
E dê uma boa olhada no espelho
Não poupamos despesas
Clareie (?) as olheiras
O bebê parou de chorar
Como anunciamos”
Suburban Solutions

Falando em alívio, Hold, quinto disco do Wild Nothing, virá sob o carimbo da Captured Tracks no dia 27 de outubro. Pré-venda disponível em CD, cassete e vinil neste link.

Videoclipe assinado por Jack Tatum e Josh Burgess (Yumi Zouma). A música conta com a participação da esposa Dana e da amiga de Jack, Molly Burch. Confira a seguir:

Deixe um comentário