Joy Division: “Closer” ganha edição de 40º aniversário em vinil

Clássico álbum da falange inglesa de Manchester chega nas prateleiras no próximo dia 17

Por Luiz Athayde

O Joy Division está em contagem regressiva para comemorar o 40º de seu clássico segundo e último álbum de estúdio, Closer.

Postumamente lançado em 18 de julho de 1980, o álbum carimbado pela Factory Records foi direto para o 6º lugar nas paradas do Reino Unido e garantiu medalha de ouro em votação chancelada pela New Music Express, ainda naquele ano.

Antecipando os festejos, os integrantes remanescentes anunciaram uma bela reedição em vinil branco, 180 gramas, acompanhado de um encarte transparente.

O álbum foi gravado em março de 1980 no Britannia Row Studios, em Islington, Londres, e teve produção assinada pelo altamente elogiado Martin Hannett, cujo estilo distinto de produção utilizava tecnologia e gravação de som não muito ortodoxa.

Não à toa é um álbum que continua reverberando até os dias de hoje, sendo influência de “11 entre 10” bandas pós-punk e demais variantes.

A reedição em vinil de Closer chega nas prateleiras sônicas no próximo dia 17, mas a pré-venda já se encontra disponível neste link.

Deixe uma resposta