Unity Charity Album: compilação em prol dos trabalhadores britânicos reúne gente do The Mission, Nosferatu, Grooving in Green e mais

Iniciativa do guitarrista e compositor Pete Finnemore visou arrecadar fundos para a Care Workers Charity

Por Luiz Athayde

Mais uma ação real partindo da esfera gótica. Apesar de todo o caos oriundo da pandemia do coronavírus, o guitarrista e compositor inglês Pete Finnemore reuniu uma seleta de bandas do cenário dark/alternativo inglês para uma compilação beneficente, intitulada Unity Charity Album.

O disco, disponível somente no formato digital via Bandcamp, em 15 faixas, inclui contribuições (algumas inéditas e exclusivas) de nomes, como Simon Hinkler (The Mission), Vlad Janicek (Nosferatu), Andy & Nancy – projeto do ex-The Mission e atual Killing Eve, Andy Cousin, e Nancy Gorman, do Nova Halo e outros –, Silent Idols, Grooving in Green (este encabeçando o registro com uma nova versão para “Hope”), All Living Fear, Noctorum, The Glass House Museum, Down From Above, Chaos Bleak, System of Hate e Sometime The Wolf.

O objetivo é arrecadar fundos para a The Care Workers Charity, instituição de caridade que visa ajudar trabalhadores britânicos em tempos de crise. Neste caso, a receita será direcionada aos trabalhadores com salários baixos que não puderam ser incluídos na quarentena devido a restrições de seus empregadores.

Finnemore contou ao Class of Sounds suas motivações para registrar um disco em tempos de Covid-19.

“Só queria fazer algo que realmente fizesse a diferença, que pudesse ajudar as pessoas em um momento de necessidade. O Care Workers é para trabalhadores que recebem salários muito baixos e não recebem benefícios no trabalho caso se isolem.

A instituição paga às pessoas doações de, geralmente, £ 500 libras, então cada £ 500 libras que levantamos ajudará uma pessoa. Ajuda as pessoas que cuidam ou já cuidaram de trabalhadores. Por isso é realmente bom. Eu coloquei a idéia no meu grupo [do Grooving in Green no Facebook] e tenho sorte de conhecer pessoas maravilhosas em algumas bandas incríveis. Muitos se envolveram e ajudaram. É um verdadeiro esforço unificado. Estou muito orgulhoso do que alcançamos.”

Em nota oficial, Finnemore também disse que escolheu a The Care Workers Charity “porque ela representa e fornece apoio a muitos profissionais de assistência médica em todo o país no momento, que trabalham todos os dias com os vulneráveis ​​e necessitados, cuidando deles e tentando mantê-los a salvo do COVID-19”.

No caso do “Unity…”, Finnemore soube escolher o que há de melhor acontecendo no subterrâneo britânico, não se atendo somente a nomes estabelecidos, como The Mission e Nosferatu, mas pegou faixas fantásticas, como “Sad Return”, do The Faces of Sarah, a densa “Such Noble Thoughts Long Dead” do Hunted By Angels e o Gothzilla, em um de seus melhores momentos, com a versão exclusiva “Over The Top In Unity Remix” de “Temple of Sound”.

Para fazer qualquer doação, acesse o Just Giving neste link. O álbum se encontra disponível gratuitamente para download no Bandcamp, com a opção “Name Your Price”, ou seja, com o valor desejado para destinar ao Care Workers.

Ouça Unity Charity Album abaixo.

Deixe um comentário