Você está visualizando atualmente Vince Clarke anuncia primeiro voo solo e lança clipe do single “The Lamentations Of Jeremiah”
Vince Clarke (Foto: Eugene Richards/Press)

Vince Clarke anuncia primeiro voo solo e lança clipe do single “The Lamentations Of Jeremiah”

‘Songs of Silence’ sai carimbado pela Mute Records no mês de novembro

Por Luiz Athayde

O ex-líder do Depeche Mode e sobretudo lenda da música eletrônica, Vince Clarke, anunciou seu primeiro álbum solo. Se chama Songs of Silence e sairá em 17 de novembro via carimbo Mute Records. Pré-venda aqui.

Sua nova obra, dessa vez distante de seus atos de sucesso, Yazoo e Erasure, é descrita pela gravadora como “um álbum de 10 faixas sem letras de uma beleza ambiental sem categoria”.

A gênese do registro data ainda do período de pandemia, que para o músico, serviu como uma forma de distração durante o confinamento (lockdown). Foi também uma chance de finalmente entender as possibilidades do Eurorack, um formato de sintetizador modular famoso por suas configurações viciantes e igualmente ilimitadas.

“Eu poderia ter continuado para sempre, não poderia ter parado”, conta Vince. “Estava gostando tanto do processo e não estava pensando em ninguém mais ouvindo. Mas ouvi-lo se desenvolver em meu estúdio, em minha cabeça, aprendendo novos truques – essa tem sido a melhor coisa sobre isso. Na verdade, fiquei em estado de choque quando a Mute disse que queria lançar esse álbum.”

O mesmo foi gravado em seu estúdio caseiro em Nova York sob algumas regras estabelecidas para si mesmo: primeiro, os sons gerados para o álbum viriam exclusivamente do Eurorack e, segundo, que cada faixa seria baseada em uma nota, mantendo um único tom durante todo o processo.

“Ninguém em minha casa está particularmente interessado no que eu faço no estúdio”, diz Vince, num típico humor inglês. “Até o gato costumava ir embora depois de uma hora ou mais ouvindo drones [no estilo Moog].”

Independente do gosto musical dos moradores de sua casa, o fato é que Vince Clarke sempre se reinventou. Basta olhar sua linha do tempo: da continuação natural pós-Depeche, Yazoo; o obscuro The Assembly; e a dupla super (synth) pop Erasure.

Sem mencionar projetos desafiadores a ouvidos convencionais, como The Clarke & Ware Experiment e VCMG – este com Martin Gore.

E tudo isso é resumido em uma simples frase: “As infinitas nuances de sons que você pode criar com apenas o menor ajuste de um botão ou controle deslizante continuam a me fascinar.”

Quem assina a direção é o fotógrafa turca radicada em Nova York Ebru Yildiz (Laurie Anderson, Mitski, A Place to Bury Strangers, Algiers). Assista:


E por falar em fotografia, o trabalho estético de Songs of Silence leva a assinatura do premiado fotojornalista da veterana Magnum Photos, Eugene Richards. A seguir, mais detalhes incluido capa e lista de músicas.

01 Cathedral
02 White Rabbit
03 Passage
04 Imminent
05 Red Planet
06 The Lamentations of Jeremiah
07 Mitosis
08 Blackleg
09 Scarper
10 Last Transmission

Deixe um comentário