Einstürzende Neubauten: neste dia, em 1985, “Halber Mensch” era lançado

Einstürzende Neubauten: neste dia, em 1985, “Halber Mensch” era lançado

Meio marco, meio revolucionário, terceiro álbum dos alemães foi além de um simples número em sua discografia

Por Luiz Athayde

Halber Mensch faz mais um aniversário hoje. Em 1985, o grupo liderado pelo vocalista Blixa Bargeld lançava seu terceiro e mais marcante registro da discografia. Gravado no lendário Hansa Studios em Berlim, a produção foi dividida entre a banda e Gareth Jones, conhecido por seus trabalhos no Depeche Mode. As composições tomaram forma entre 1983 e 1985, tendo como força motriz a experimentação, mas de uma forma mais madura. O álbum saiu pelo carimbo Some Bizarre Rercords.

Einstürzende Neubauten em 1985

Como era de se esperar de um grupo sem intenções comerciais (tradicionais), nenhum single foi lançado para promover ½ Mensch. Em contrapartida, no ano seguinte lançam um video homônimo de aproximadamente 1 hora, oriundo de sua visita ao Japão.

O longa conta com direção do cineasta japonês Gakuryu Ishii, também conhecido como Sogo Ishii, e mostra a banda tocando em uma fábrica desativada, assim como a performance de dançarinos Butô – dança com origem no Japão pós-guerra, que vaga pelo expressionismo, surrealismo, construtivismo e outros.

Durante a turnê de promoção de Halber Mensch (álbum), a banda tocou na edição alemã da Expo 86, patrocinada pelo Goethe Institute, que também teria os industrialistas londrinos do Test Dept e os canadenses Skinny Puppy.

Embora conhecidos pela sonoridade industrial mais harsh, ou seja, deveras inacessível, a quantidade de bandas que estes alemães influenciaram não cabe no papel; indo de falanges mais pesadas como Fear Factory às mais pop como Depeche Mode, além de fãs famosos de outras esferas sônicas como Henry Rollins no punk.

Ainda:

+ Mesmo estando em pleno vapor o Einstürzende Neubauten, o vocalista Blixa Bargeld se encontrava ativo como guitarrista do The Birthday Party, banda liderada por Nick Cave, e posteriormente integrando os The Bad Seeds do músico australiano.

+ O filme ‘Halber Mensch’ ganhou reedição em DVD em 2005.

Deixe um comentário