You are currently viewing V.Spy V.Spy: Laneway Music lança demos raras de finado grupo australiano

V.Spy V.Spy: Laneway Music lança demos raras de finado grupo australiano

Ouça “Marlowe” abaixo

Por Luiz Athayde

No fim de setembro de 2018 o guitarrista, vocalista e líder do seminal grupo australiano V. Spy V. Spy (também conhecido como Spy vs Spy) Mike Weiley, perdeu a luta para um câncer, minando qualquer possibilidade de retorno da formação original da banda.

Agora, depois anos depois de sua morte, o carimbo Aussie Laneway Music soltou The 1981 Demos, um compilado de 11 demos raras do trio outrora formado por Weiley, o vocalista principal e baixista Craig Bloxom e o baterista Cliff Grigg.

Outras versões de faixas, como “Dangerman”, “That (Dead) Girl” e “Sofa” já haviam figurado outras coletâneas de raridades, mas as aqui apresentadas estão em sua forma mais crua, extraídas diretamente dos cassetes da banda, contando com nova masterização para melhor audição.

Ouça a faixa “Marlowe” abaixo:

Formado em algum squat (termo anarcopunk para “ocupação”) na cidade aussie de Sydney, em 1981, o V. Spy V. Spy foi um dos maiores representantes do que no Brasil era chamado de surf music australiano, juntamente com Midnight Oil, Australian Crawl, Hoodoo Gurus e Gang Ganjang.

Em praticamente todo o período em que estiveram ativos com sua formação original, desfrutaram do sucesso mundial, mas com cadeira cativa no Brasil, país que não apenas os receberam de braços e “pranchas” abertas, como foi palco do registro oficial ao vivo do grupo, Feito Na Praia (Live), também conhecido como Meet Us Alive, de 2003.

O primeiro a pular fora do barco foi Cliff Grigg, dando lugar ao ex-Icehouse Paul Wheeler, que também assumiu ocasionalmente os vocais, gravando o álbum Fossil, em 1993.

Na sequência, quem tomou outros rumos foi o carismático Craig Bloxom, que foi viver no México para atuar como chef de cozinha. Atualmente ele trabalha em um hospital na Austrália, atuando na mesma área.

Até ser diagnosticado com a doença, Weiley vinha se apresentando regularmente com sua versão da banda, inclusive tocando no Brasil algumas vezes com formações diferentes.

The 1981 Demos pode ser conferido na íntegra via Apple Music. Acesse aqui.

Please follow and like us:
Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Deixe um comentário