Um guia passo a passo para reparar capas de discos de vinil danificadas
Foto: Reprodução/Vinyl Me Please

Um guia passo a passo para reparar capas de discos de vinil danificadas

Pense em como tratamos os CDs hoje; então, ontem foi o vinil

Por Luiz Athayde

As vendas de discos usados subiram. Enquanto a demanda cresce em ritmo acelerado, a oferta está inevitavelmente diminuindo. Discos estão sendo encontrados, limpos e guardados, às vezes para nunca mais serem vistos novamente. Seguro e confortável em seu plástico, o disco fica na prateleira de um orgulhoso proprietário. Consequentemente, discos em condições ainda melhores dão aquela sensação de prêmio ganho.

Por outro lado, quantas vezes encontramos um disco que queremos tanto, mas com uma capa em mau estado? Muitas vezes enxugamos as lágrimas discretamente e dizemos: “como alguém pode ser tão descuidado?”. Verdade seja dita, os colecionadores de ontem não têm culpa. O vinil nunca foi um bem tão precioso como é agora. Pense em como tratamos os CDs hoje; esse foi o vinil de ontem.

Para a aliviar a dor, aqui está um guia de como melhor arrumar as capas usadas e abusadas que esperam por você. Esperançosamente, este guia irá te ajudar a pensar duas vezes antes de dispensar um disco por causa de sua capa danificada.

O QUE VOCÊ PRECISA

• Papel toalha

• Produto de limpeza (não perfumados – a menos que você queira capas aromatizadas com limão)

• Estilete

• Clips de fichário ou livros pesados

• Uma faca

• Dobras de papelão em branco

• Uma borracha

• Cola transparente

Este guia deverá te ajudar com as principais áreas de reparo das bordas. Haverá também um foco  nos diferentes tipos de mangas e as limitações que nos confrontam com os tipos variados que encontramos.

A prática leva à perfeição

Por favor, não seja louco de pegar aquele disco que você pagou uma fortuna para conseguir. Reparar capas é nada menos que uma arte, e como todos os artistas, você deve praticar primeiro e aperfeiçoar seu ofício. Pegue aquele disco velho, largado no canto da casa.

Reparar capas é um disco enorme. Embora a intenção seja boa, sempre há um jeito de piorar a situação. Eu não posso enfatizar o suficiente para que este guia seja um guia; os reparos estão por sua conta e risco. Quanto mais você pratica, maior a chance de sucesso. Com o tempo, você começa a desenvolver uma ‘feeling’ e uma ideia bastante precisa em torno do que pode e o que não pode ser reparado. Isso vai poupar tempo e estresse, bem como seu dinheiro arduamente gasto. Pegue o máximo de discos zoados que tiver e faça seu tempo valer a pena. Não há sentimento melhor do que reparar as capas.

Então, sem mais demora:

Bordas

As bordas são as piores. Apesar de toda sua beleza, o design da capa do vinil é frágil. O círculo preto afiado e redondo do vinil é a ferramenta perfeita para a destruição da capa. É cada vez mais raro encontrar discos com bordas intactas após inúmeras arrumações e mudanças de residência, por isso é preciso se contentar com o que se tem enquanto a busca pela perfeição continua.

Corrigir isso é um processo delicado e árduo. No entando, quando completada, a satisfação é imensa. Você precisará ter uma variedade de dobras de papelão liso, algumas colas e alguns clipes planos e justos ou alguns livros pesados. Uma faca pequena com ponta e ângulo reto também serve. Tente e tenha uma variedade de pesos disponíveis, por cada borda de capa de disco que você tentar consertar será ponderada e modelada de maneira diferente

Em primeiro lugar, você precisa descobrir que tipo de borda tem e como reparar melhor o dano que foi causado.

Dobra Limpa

Se a dobra está limpa, você está com sorte. São fáceis de corrigir. Geralmente ocorre devido à idade e a cola antiga que secou.

PASSO 1

Decida qual colar usar. Cola em bastão é ótimo se você é novo nisso, porque é possível corrigir rapidamente qualquer erro cometido já que os efeitos dessa cola demoram mais para agir. É fácil, rápido e seguro. Super Bonder é outra tentativa. Se você fizer corretamente, você terá uma borda consertada para sempre. Se fizer isso errado, você terá uma borda danificada com a mesma durabilidade que o seu descontentamento.

PASSO 2

Passe a cola pela metade superior da divisão da costura. Se você estiver usando alguma super cola, faça com um cotonete. Você irá aprender muito rapidamente que, se você colar a metade inferior da divisão da costura, fará com que o excesso de cola se espalhe para dentro da borda e você a colará. Não faça isso.

PASSO 3

Passe o dedo pela fenda e empurre a borda para baixo. A cola deve vazar das dobradiças superiores. Quando esta cola aparecer, pegue a faca pequena e passe-a rapidamente ao longo da borda da dobradiça. Faça isso com rapidez e suavidade, tomando cuidado para não pegar na borda.

PASSO 4

Isso deve deixar a dobradiça do disco limpa e arrumada. Imediatamente depois disso, deixe a dobra entre dois objetos pesados ou planos. Pode ser livros, uma pilha, qualquer coisa. Se for uma pequena área de borda, use um dos seus novos clipes brilhantes para fechar. Depois de um curto período, isso deve secar. Voilà, temos uma nova borda.

Dobra Áspera

Os papelões do disco vêm de muitas maneiras, e esse é o tipo de problema que você mais irá encontrar. A maioria dos papelões são colocados por diferentes partes, juntos na montagem, enquanto outras podem ser feitas de uma só peça. Independente do design, as divisões, as (suas) lágrimas e a eventual destruição da sua capa são inevitáveis. O desgaste relacionado com o tempo e a falta de amor são muitas vezes os culpados que devem ser responsabilizados por isso.

No entanto, há esperança. Abaixo, uma técnica que pode corrigir isso.

PASSO 1

Pegue a borda de papelão sobressalente e corte para medir o comprimento da divisão. Certifique-se de escolher uma manga que tenha um peso semelhante ao da sua fixação. Se você é mais do tipo perfeccionista, pese os papelões e use o que for mais parecido.

PASSO 2

Meça o cartão e certifique-se de que seja cerca de uma polegada mais longa do que a área da borda que precisa ser substituída. Em seguida, corte-o em cerca de 2,5 cm de profundidade.

PASSO 3

Pegue este cartão e dobre ao meio. Com esse cardão, você está efetivamente criando um revestimento interno de substituição.

PASSO 4

Usando a ponta do cotonete com a super cola, aplique a parte mais áspera do lado de fora deste segmento de borda.

PASSO 5

Insira a peça de reposição interna e a use para unir a área de divisão da capa do disco. Segure o mais forte possível até a super cola secar. Você tem apenas alguns segundos para se certificar de que está posicionado corretamente, então tenha certeza de que está certo! Você ficaria surpreso quando secar o quão estruturalmente robusta sua nova borda será.

Então, agora que você tem a estrutura substituída, você vai querer trabalhar no lado cosmético das coisas. Você ficará com uma pequena área na qual poderá ver a substituição de papelão e a borda ligeiramente aberta. Esta próxima parte é com você. Se você está feliz com o acabamento – deixe a borda. No entanto, se você quiser apertar as coisas:

PASSO 6

Pegue a ponta do cotonete e aplique um pouco de cola forte (cola em bastão não irá resolver) e esfregue suavemente ao longo da área aberta da borda. Você também pode derramar cola na borda substituída, desde que você tenha uma ponta estreita e tenha feito isso antes.

PASSO 7

Uma vez aplicado LIGEIRAMENTE, aperte a área da borda aberta. Qualquer cola que transbordar precisará ser limpa rapidamente, para que a superfície limpa e o rolo de cozinha estejam prontos e à espera. O rolo de massa também poderá ser útil para os dedos grudentos (que irão precisar de limpeza imediata)

Essa técnica exige velocidade e habilidade, por isso, saiba o que você está fazendo antes de tentar. Contanto que você limpe qualquer excesso sem demora, você deve ficar com algo que é muito superior ao que você tinha antes.

Borda Interna

Este é possivelmente o dano mais comum que você irá encontrar. Eu não tenho muita certaza de quem achou que a capa interna de papel fino e uma combinação de borda arredondada eram uma ideia de primeira classe, mas provavelmente se retiraram do design de produto há muito tempo.

Felizmente, esta é uma solução relativamente fácil. Devido à magreza destas bordas, um reparo rápido é facilmente obtido.

PASSO 1

Assim como a borda externa, aplique levemente a super cola à divisão com um cotonete.

PASSO 2

Passe os dedos pela abertura e feche rapidamente. Dependendo da cola, esta deve secar muito rapidamente e apresentar uma boa reparação.

PASSO 3

Não se esqueça da sua limpeza e do papel da cozinha para secar as suas mãos o mais rapidamente possível.

Isso deve funcionar rapidamente e a reparação do seu interior ficará ótima. Também deve-se notar que a mesma técnica é eficaz para divisões de costura central e lateral. Veja as imagens abaixo.

Uma pequena dica para o futuro, deixe o vinil dentro da capa revestido com um forro de poliéster. O design interior é defeituoso, portanto, ao deixá-lo conservado dessa maneira, sua capa viverá feliz para sempre.

Limpeza Geral

Devido à idade e ao armazenamento deficiente, a maioria das capas de discos são sujas, mal cheirosas e zoadas. Você verá que quase todos os discos usados têm algum tipo de sujeira. Espere, não vá embora, essa é possivelmente a coisa mais fácil de se resolver.

PASSO 1

Pegue sua superfície e seu rolo de massas. Passe em áreas selecionadas da capa, limpe a sujeira e a poeira.

PASSO 2

Limpe primeiro a superfície e, em seguida, seque a área rapidamente com papel toalha. Os lenços de limpeza são perfeitos para isso. Certifique-se de que você é rápido com a limpeza da umidade. A última coisa que você quer é uma capa de disco enrugada.

Se houver uma área que seja muito difícil de limpar:

PASSO 3

Tente um pouco de tira manchas em algum papel toalha. Este é um último recurso, no entanto, como é bastante oleoso, então deve ser usado somente em uma crise. Lembre-se, devemos minimizar o risco! Esfregue a área com o tira manchas e papel toalha.

PASSO 4

Limpe rapidamente a área oleosa com a superfície, depois seque com papel toalha. Se feito corretamente, isso deve criar um belo brilho em sua capa.

Eu recomendo limpar todas as capas – mesmo aquelas que parecem limpas. Você ficará surpreso com a quantidade de sujeira que sai. A vantagem de fazer isso agora é minimizar o atrito da capa a longo prazo. Mesmo em uma capa de polietileno, a sujeira pode causar fricção e erosão, o que acabará por diminuir a vida de suas amadas capas de discos.

Espero que, com essas dicas, você adicione e aprimore sua coleçã. Apenas lembre-se, você está andando na corda bamba. Quando você chega ao outro lado, é uma coisa gloriosa, mas por enquanto – a prática faz a perfeição e a segurança em primeiro lugar!


Texto original em inglês publicado por Luke Pybus no Vinyl, Me Please Magazine.

Deixe uma resposta