Registro já conhecido dos fãs chega oficialmente ao formato digital em agosto
Por Luiz Athayde
No dia 9 de agosto, The Cure lançará Acoustic Hits nas plataformas digitais. Embora seja um disco conhecido entre os fãs, ele se encontrava apenas de forma fragmentada, ou por playlists no Spotify.
Inicialmente, o registro desplugado da banda liderada por Robert Smith saiu em 2001 como CD bônus da compilação Greatest Hits. Já em 2017, ele ganhou lançamento em vinil duplo pela Fiction Records, exclusivamente para o Record Store Day.
Logo abaixo já é possível conferir, pela primeira vez em alta definição, a performance acústica do clássico “A Forest”. Segundo a banda, esse é apenas o primeiro vídeo restaurado.
Quanto ao “Chinese Democracy do pós-punk” (em referência ao álbum do Guns N’ Roses, que demorou mais de 15 anos para ser lançado), ou seja, Songs of a Lost World, nada. Exceto por músicas tocadas ao vivo ao longo dos anos na turnê Shows of a Lost World, que inclusive passou pelo Brasil em 2023.
Sem mencionar as palinhas em entrevistas sobre como o disco irá soar, como disse Smith a NME em 2020 sobre a música que encerra o disco, a descrevendo como “10 minutos de intensa desgraça e tristeza”.
No entanto, dois anos depois o vocalista/guitarrista não pareceu tão seguro em relação às composições. Ele indicou que a apresentação das músicas novas o fez querer regravá-las.
“Levei muito tempo para cantar, porque muitas das músicas são difíceis de cantar”, disse Smith durante o Ivor Novello Awards em 2022 (via Mojo). “Não tem muita luz. Infelizmente, é bastante implacável, o que atrairá o público hardcore, mas não acho que conseguiremos nenhum single número um com ele. Emocionalmente, tem sido bastante angustiante.”
Será que Songs of a Lost Word sairá ainda esse ano? Pelo visto, o jeito ainda é esperar.