You are currently viewing The Afro-Caribbean Jazz Collective lança 1º EP
Foto: Jessica Pearce

The Afro-Caribbean Jazz Collective lança 1º EP

Coletivo jazzístico e multicultural de Illinois vem de uma série de shows pelo circuito yankee

Por Luiz Athayde

Mais uma bela estreia nas variantes do universo jazzístico. O The Afro-Caribbean Jazz Collective acabou de soltar seu primeiro registro sônico na praça. O autointitulado EP teve produção assinada pela própria banda e mixagem e masterização pelo engenheiro de som Derick Cordoba. São três releituras de clássicos do jazz, incluindo a versão instrumental da canção homônima de Cole Porter, composta em 1930 para o lendário musical da Broadway The New Yorkers.

Confira:  

Ao Class of Sounds, o componente brasileiro do grupo, o baixista Andrey Junca Gonçalves falou um pouco sobre a versão.

“Essa música já foi gravada por muitos solistas e cantores, incluindo Ella Fitzgerald, Sidney Bechet, Billie Holiday e Charlie Parker. E continua sendo gravada até hoje. O nosso trombonista Ben Carrasquillo fez o arranjo para nossa banda. A letra fala basicamente de prostituição e é cantada por uma personagem que é uma prostituta e está vedendo o corpo na rua (Love for Sale).”, disse o baixista radicado nos Estados Unidos há 7 anos.

E completa:

“Cole Porter sempre apoiou as minorias e os fodidos da sociedade porque ele era gay assumido e sofria muito com preconceito. A letra pega bem pesado no prelúdio [que o grupo não incluiu na versão]: a prostituta está preocupada ao ser abordada por um policial solitário numa rua escura… não sabe se vai ser presa, violentada, ou se vai faturar uma grana com ele. Em geral, a letra tem muito humor, mas também muito rancor e amargor.”

Além de Andrey, a falange formada em Urbana (cidade a 2:30h de Chicago), estado de Illinois é composto por Robert Brooks (saxofone), Robert Sears (trompete), Stephen Busath e Luisa Ruge-Jones (percussão), o porto-riquenho José Guzmán (guitarra) e o já citado Ben Carrasquillo no trombone; todos doutorandos em performance musical pela Universidade de Illinois. Como o nome já denota, a máxima do grupo é explorar o Latin Jazz, com repertório variando entre a tradicional música cubana e atos mais modernos como Timbalaye e Irakere.

Ouça o EP completo no Spotify:

Please follow and like us:
Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Deixe um comentário