Seleta de singles e vídeos lançados recentemente que você não deveria ter perdido
Foto: Reprodução

Seleta de singles e vídeos lançados recentemente que você não deveria ter perdido

Como era esperado, 2021 começou com uma enxurrada de lançamentos em todos os terrenos sônicos

Por Luiz Athayde

Em tempo: bem-vindos a 2021; segundo ano da pandemia da Covid-19, mas, felizmente para fãs de música, de intensos dias de produções videoclípticas e discográficas – de todas as esferas.

E é tanto que muita coisa pode ter passado despercebida, mesmo para quem só ouve um subgênero de um estilo musical. Ainda assim, fizemos uma seleta do que saiu recentemente: singles, videoclipes; nacionais, importados ou apenas cosmopolitas. E o mais importante: que você não deveria ter perdido.

Confira!

TÔRTA – Você Não Faz Ideia

Pense em um encontro casual entre Björk e Colour Kane no Brasil. É a pegada do novo single assinado pela artista também conhecida como May Manão. O videoclipe, produzido por Jéssica Lusia, se relaciona com o Unmei No Akai Ito, lenda japonesa do fio vermelho do destino; conexão direta com o tema: uma reflexão sobre as relações humanas.

Bobby Oroza – I Got Love

O cantor e compositor Bobby Oroza possui RG finlandês, mas suas origens ultrapassam fronteiras, incluindo Suécia, Noruega e Bolívia; além uma estadia significativa em Cuba. Obviamente que isso se reflete em sua sonoridade, embora seu norte seja mesmo a soul music, como atesta este novíssimo single.

Tiago Satya – Jasmim

A voz da banda ETNO lançou mais um vídeo de seu primeiro voo solo intitulado LUMINIS, com previsão para sair em março. “Jasmim” traz uma mescla homogênea entre o jazz, o neo soul e as nuances brasileiras, resultando e um registro tão intricado, complexo, quanto palatável aos ouvidos viciados em bons sons.

Coldbound – Slumber Of Decay

Liv Kristine está de volta! A vocalista norueguesa conhecida por ter integrado (e formado) o Leave’s Eyes e, principalmente, o seminal Theatre of Tragedy, se juntou aos finlandeses do Coldbound fazendo sua estreia com este single e vídeo, que traz basicamente o que ela fez nas suas últimas empreitadas.

HallecӃ – BRUXAS! [Feat. Alê Faria, Júlia Amorim & Bianka Tarolla]

No processo de geração de seu primeiro disco solo – ainda sem data prevista – o baixista da Gangue Morcego e compositor Tiago Halleck percebeu que uma de suas composições destoava das outras. Com isso, resolveu lança-la como forma de single, mas com um tempero a mais entoado pelas “bruxas” Alê Faria (Tempos de Morte), Júlia Amorim (Mateamargo) e Bianka Tarolla (Lost Lenore).

Gustavo Bertoni e Apeles – Ricochet

Single de beleza ímpar endossado por um vídeo estonteante. “Ricochet” é o fruto da parceria entre Gustavo Bertoni, vocalista da banda Scalene e Apeles, alcunha usada pelo artista Eduardo Praça. A direção é assinada pelo Duo Cinza e é estrelado por  Michelle Boesche.

Empyrium – The Three Flames Sapphire

O sexto álbum da banda neofolk/doom alemã Empyrium sai logo menos, no próximo dia 26 via Prophecy Productions, mas o núcleo criativo formado pelos multi-instrumentistas Schwadorf e Thomas Helm antecipou o que curiosamente foi a última faixa composta para o trabalho. Todos os elementos que fizeram deles um dos atos mais cult do underground metálico estão neste novo aperitivo.

Reveries – Find Me

Os shoegazers de Washington – possível epicentro norte-americano nos dias atuais – Reveries lançam seu segundo EP To Find Me Again   no começo de março e como amostra, compartilharam a faixa “Find Me”, mostrando bem as quantas andam as temperaturas daqueles lados: baixa.

Psychedelic Porn Crumpets – Pukebox

Brigada correligionária do King Gizzard & The Lizzard Wizard, mas não são de Melbourne, e sim de Perth, também na Austrália. Estão com disco novo na praça, Shyga! The Sunlight Mound, editado recentemente pelos carimbos What Reality? Records/Marathon Artists. Garage rock a perder de vista com boas doses lisérgicas que ainda funcionam.

King Gizzard & The Lizard Wizard – If Not Now, Then When?

E por falar nos Lizards…

The Churchhill Garden – Fade Away

The Churchhill Garden é um fantástico ato shoegaze/dreampop composto pelo multi-instrumentista suíço Andy Jossi e a vocalista estadunidense Krissy Vanderwoude, e vem se mostrando uma máquina de singles tão prolífera que já daria pelo menos uns três álbuns. E nada diferente disso, o duo resolveu inaugurar 2021 com mais um lançamento solitário, mas com toda a pompa estética e climática que lhe cabe desde sua formação, em 2014.

Moonspell – All Or Nothing 

Não há muito tempo a brigada lusitana Moonspell lançou mais um single + vídeo do aguardado álbum Hermitage, agendado para o dia 26 desse mês. “All or Nothing” mostra a banda com a sonoridade – bem como o tipo de produção – renovada, em sua abordagem mais melódica e misteriosa, vindo nomes à mente como Pink Floyd, Tiamat e Fields Of The Nephilim.

Dry Cleaning – Scratchcard Lanyard 

Vídeo recente de mais um grupo da nova safra do pós-punk inglês que já está dando o que falar. Liderado pela vocalista e especialista em spoken word Florence “Flo” Shaw, o Dry Cleaning se prepara para editar seu primeiro disco cheio, intitulado New Long Leg, e irá sair pelo seminal carimbo 4AD no dia 2 de abril. Salve a data.

Anum Preto – Além do Bem e do Mal

Mesmo contando com um álbum ainda fresco, o one man band do pós-punk Aerson Moreira acabou de lançar o segundo single do seu projeto Anum Preto, só esse ano, sucedendo “Ponto de Mutação”, compartilhado em janeiro. Os traços de evolução são tão nítidos quanto seu nome ante o subterrâneo sônico, que se mostra forte a cada lançamento.

Gloria de Oliveira – The Only Witness (Gudrun Gut Remix)

A artista teuto-brasileira Gloria de Oliveira segue divulgando seu novo registro – em paralelo às suas atividades na sétima arte –, a compilação Fascination, editada em 2020 pelo carimbo Reptile Music. A mesma conta com uma série de faixas revisitadas e remixadas por músicos do underground eletrônico/darkwave, e neste caso pela DJ e produtora alemã Gudrun Gut. O vídeo ficou a cargo de Julia Ritschel, renomada diretora LGBTQ+ pelos seus curtas.

Black Nail Cabaret – Maelstrom

O duo synthpop Black Nail Cabaret também promove registro discográfico lançado no último ano trazendo vídeo de um dos pontos altos de Gods Verging On Sanity. Apesar de mostrar Arvai-Illes (vocais) and Krisztian Arvai (sintetizadores) usando máscaras, a ideia do roteiro surgiu em 2019, ou seja, antes da pandemia.

Kim Gordon – Hungry Baby

Um pouco mais antigo artista norte-americana Kim Gordon No Home Record. Quem estrela o vídeo é a própria filha, Coco Gordon Moore, fruto do relacionamento com seu ex-companheiro conjugal (e de banda) Thurston Moore. É rock alternativo nos naturais moldes de Sonic Youth, como boa parte do disco.

Diamond Kobra – Ephemeral Beast feat. Marcus Siepen (Blind Guardian) and Laura Scarborough

Mais um belo vídeo do projeto dark/synthwave comandando por Otto Løfgren (Dirk Behlau) e B.B. Baconsson, que se encontram nos prepares do segundo álbum Return of the Starbeast, agendado para 9 de abril. Bem como o registro de estreia, este terá participações especiais de algumas estrelas do universo metálico, como Chris Amott (Dark Tranquility), Nicke Anderson (Entombed, Lucifer, The Hellacopters), Phil Soussan (ex-Ozzy Osbourne, Billy Idol) e, dentre outros mais, Marcus Siepen, do Blind Guardian, que assina as guitarras deste single, bem como outras faixas. Os vocais aqui ficam por conta de Laura Scarborough.

cEvin Key – Anger is an Acid (with IAMX)

Por último e longe de ser menos importante, um dos singles que irá figurar o próximo registro cheio de uma das mentes criativas e perturbadas do Skinny Puppy. Neste single, cEvin Key faz fechamento com Chris Corner (IAMX, Sneaker Pimps).

Deixe um comentário