You are currently viewing Morre Gal Costa, uma das grandes vozes da música brasileira, aos 77 anos
Foto: Divulgação/Press

Morre Gal Costa, uma das grandes vozes da música brasileira, aos 77 anos

Cantora havia cancelado sua participação no Primavera Sounds, no último fim de semana em São Paulo

Por Luiz Athayde

Morreu Gal Costa, uma das maiores vozes da MPB, aos 77 anos. A cantora faleceu em decorrência de um infarto fulminante, na manhã desta quarta-feira (9). A informação é da assessoria de imprensa da artista.

Gal havia sido escalada para ser uma das atrações do festival Primavera Sound, ocorrido no último fim de semana em São Paulo. Mas precisou cancelar por ter passado por uma cirurgia em setembro, de retirada de um nódulo na fossa nasal direita, e por isso, necessitaria se ausentar dos palcos até o fim deste mês.

A repercussão foi obviamente imediata, com músicos, artistas e sobretudo amigos de longa data lamentando sua partida.








Nascida Maria da Graça Costa Penna Burgos em Salvador, na Bahia, em 1945, Gal Costa sempre foi incentivada pela mãe a seguir carreira na música. Já o pai, morto em sua adolescência, foi uma figura ausente.

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em Salvador, Bahia, no ano de 1945. E sua trajetória na música inclui até mesmo um trabalho como balconista de uma loja de discos na capital baiana, a Roni Discos.

No começo da década de 60 ela foi apresentada a Caetano Veloso, mas ainda naquele período, também conheceu Maria Bethânia e Gilberto Gil, com quem posteriormente integraria o supergrupo Doces Bárbaros, responsável mais tarde por um disco definidor da década de 1970. Sem mencionar sua participação no essencial álbum Tropicália ou Panis et Circencis, um dos registros definitivos da música brasileira.

Suas parcerias, colaborações se perdem de vista, não somente pelo sem talento que revolucionário em pleno regime militar, como no âmbito pessoal, queridíssima (e também influente) por nomes como Milton Nascimento, Djavan, Zélia Duncan, Rita Lee, Gilberto Gil, Tom Zé, e muito outros.

Please follow and like us:
Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Deixe um comentário