You are currently viewing Rio Montreux Jazz Festival anuncia Toquinho e Yamandu Costa, Amaro Freitas, Duo Gisbranco e mais
Duo Gisbranco, Toquinho e Yamandu Costa, Amaro Freitas (Reprodução/Marcos Hermes/Divulgação)

Rio Montreux Jazz Festival anuncia Toquinho e Yamandu Costa, Amaro Freitas, Duo Gisbranco e mais

Edição ‘Celebration’ acontece em 3 de dezembro no Hotel Fairmont

Por Luiz Athayde

No dia 03 de dezembro acontece mais um Rio Montreux Jazz Festival, desta vez em sua versão Celebration. Serão mais de 8 horas de apresentações musicais divididas entre o Hotel Fairmont Rio de Janeiro, localizado em frente ao Forte de Copacabana, e o quiosque Tropik, no Posto 6 da Praia de Copacabana.

O evento terá como atração principal um fechamento de ouro formado por Toquinho e Yamandu Costa, trazendo o show do premiado álbum pelo Grammy, Bachianinha: Toquinho e Yamandu Costa Live at Rio Montreux Jazz Festival, editado em 2021. A dupla toca na Sala Rio de Janeiro (4º andar – Fairmont Rio de Janeiro Copacabana) às 22h15.

Antecedendo o encontro dos dois ases do violão, o público será agraciado às 21h00 com o pianista, compositor e uma das gigantes revelações do jazz brasileiro contemporâneo, Amaro Freitas.

Conhecido por sua abordagem singular de teclado, as credenciais do músico recifense se perdem de vista, já que ele coleciona giros nacionais e internacionais, como Cork Jazz (Irlanda do Norte), Montreux Jazz Festival (Suíça) e Pisa Jazz (Itália).

Sem mencionar a indicação ao Prêmio Multishow na categoria “Instrumentista”, e parcerias com nomes do quilate de Lenine, Milton Nascimento e Criolo, e Sandy. Seu mais recente disco de estúdio é o Sankofa, lançado em 2021 pelo carimbo Far Out Recordings.

Já na bela área piscina do Fairmont, o Duo Gisbranco toca gratuitamente – com entrada mediante a reserva prévia. Formado por Claudia Castelo Branco e Bianca Gismonti, filha do lendário Egberto Gismonti, as pianistas se preparam para interpretar Moacir Santos, Chico César, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal e Astor Piazzolla, bem como composições próprias, incluindo músicas do inspirado álbum Pássaros.

O registro saiu em 2017 pela Mills Records, e traz participações de Chico César, a cantora portuguesa Maria João, Mônica Salmaso, Sérgio Santos, Rodrigo ‘Pacato’ Silva, Jaques Morelenbaum, Fábio Nin e André Mehmari.

A fim de aquecer para logo mais, o Tropik Kiosk receberá de 14h00 às 18h00, shows de artistas do novo cenário musical brasileiro, como o violinista Willian Issac, que virá acompanhado de seu DJ; o duo sulista de violão General BoniMores, com releituras e canções autorais; e o saxofonista Chacal do Sax, que após anos como sideman de renomados artistas do perímetro nacional, optou por seguir carreira solo, também acompanhado de um DJ.

A palavra CELEBRAÇÃO no título não é à toa. Com gênese em 2019, a capital carioca foi pela primeira vez palco de uma edição completa na América Latina do icônico Montreux Jazz Festival, criado em 1967 na Suíça.

A pandemia da Covid-19 impediu a realização de uma edição presencial em 2020, obrigando os organizadores a lançarem mão do formato online. Agora, o festival volta com força total, mas também com um ar otimista ao visar possibilidades futuras.

“O Rio Montreux Jazz Festival Celebration que acontece em 2022 será uma consolidação da marca no Brasil. Um dia inteiro de música, cultura e jazz que chega com a força de uma CELEBRAÇÃO”, diz Marco Mazzola, idealizador do Rio Montreux Jazz Festival.

“Esse momento representa muito para todos nós. Trazer o festival de Montreux para o Rio de Janeiro foi meu grande sonho, realizado em 2019 com o apoio de grandes profissionais. Não podíamos deixar essa chama apagar e hoje voltamos aos palcos mais fortes e com muita esperança no futuro. Trazer para os palcos e para as pessoas esse show tem um significado muito importante — a música sempre encontrará um caminho e um formato de chegar ao público”, comenta.

Mathieu Jaton, CEO do Montreux Jazz Festival, acrescenta: “O Montreux Jazz Festival sempre teve uma relação muito especial com músicos brasileiros e é uma honra para nós podermos reunir mais uma vez muitos artistas talentosos no Rio. A edição de 2019 foi um grande sucesso e, desde então, a equipe conseguiu manter esse ímpeto vivo com ideias criativas em tempos conturbados. Sem a paixão e dedicação deles, a premiação de Toquinho e Yamandu Costa no Grammy Latino não teria sido possível. Obrigado novamente ao meu querido amigo Marco Mazzola e toda sua equipe MZA Music!”

Os ingressos se encontram disponíveis no site do evento. Acesse este link. Abaixo, mais informações acerca do vindouro festival, seguido do teaser.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA


14h00 às 18h00

APRESENTAÇÕES DE NOVOS ARTISTAS DA MÚSICA BRASILEIRA

14h00: à confirmar
15h00: Willian Isaac Violino + DJ
16h00: Duo General BoniMores
17h00: Chacal do Sax + DJ
Local: Tropik Beach Club (ENTRADA GRATUITA) – Posto 6 – Praia de Copacabana


19h00


SHOW: Duo Gisbranco, formado pelo duo de pianistas Claudia Castelo Branco e Bianca Gismonti
ENTRADA MEDIANTE RESERVA PRÉVIA – Para reservas: eventos@fairmontrio.com ou pelo telefone (21) 2525-1232

Local: Área Piscina do Fairmont Rio de Janeiro Copacanana – Av. Atlântica, nº 4240 (6º andar)


21h00


21h00: Abertura – Amaro Freitas Trio
22h15: Toquinho e Yamandu Costa – Bachianinha Live at Rio Montreux Jazz Festival

Local: FAIRMONT RIO COPACABANA
Av. Atlântica 4240- RJ / CEP: 22080-040 – Acesso pelo 3º piso do Shopping Cassino Atlântico

Cadeirantes: Acesso pela entrada principal do Hotel Fairmont Rio Copacabana – 4º andar

Please follow and like us:
Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Deixe um comentário