You are currently viewing Morreu Ivan Král, guitarrista de Iggy Pop e Patti Smith Group aos 71 anos

Morreu Ivan Král, guitarrista de Iggy Pop e Patti Smith Group aos 71 anos

Músico checo também colaborou com uma enorme gama de artistas, como U2, David Bowie e outros

Por Luiz Athayde

Mais uma perda de peso. Morreu ontem, aos 71 anos de idade o guitarrista e compositor Ivan Král, segundo reportagem da Reuters. O músico checo era conhecido especialmente por seus trabalhos ao lado do Patti Smith Group e também por seu breve período no Blondie.

Mas seu vasto currículo envolveu colaborações em composições com David Bowie, U2, Simple Minds, Iggy Pop, John Cale, Pearl Jam e tantos outros.

Nascido em Praga no ano de 1948, Král chegou aos Estados Unidos juntamente com seus pais como refugiado da antiga Checoslováquia, e já no começo dos anos 70 se embrenhou na cena nova-iorquina, fazendo parte da fauna sônica dos clubes da cidade, incluindo o Max’ Kansas City, já com sua primeira banda, Luger.

Além de músico, Král também se aventurou como filmmaker, gravando apresentações e ensaios dos Ramones, Talking Heads, Blondie, New York Dolls e Television, para citar alguns; assim como performances da drag queen e DJ Jayne County.

Após a Revolução de Veludo – ato não agressivo ocorrido na antiga Checoslováquia que testemunhou a deposição do governo comunista daqueles lados – Ivan voltou ao seu país natal e mergulhou na cena local, assinando como produtor de vários artistas e bandas checas.  

Seu último registro discográfico foi o álbum Colors, lançado em setembro de 2018.

Please follow and like us:
Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Deixe um comentário