Você está visualizando atualmente Hot Chip, Phoenix e Franz Ferdinand prestam tributo ao dj e produtor Philippe Zdar

Hot Chip, Phoenix e Franz Ferdinand prestam tributo ao dj e produtor Philippe Zdar

O produtor, DJ e parte criativa do duo Cassius morreu após cair acidentalmente e um edifício

Por Luiz Athayde

Após confirmação do agente Sébastien Farran via Agence France-Press, o músico Philippe Cerboneschi, de nome artístico Philippe Zdar morreu após uma queda acidental de um edifício. Philippe integrava, juntamente com Hubert Blac-Francard o duo eletrônico Cassius – em homenagem ao pugilista Cassius Clay, nome verdadeiro de Muhammad Ali –, resultante de um outro ato, La Funk Mob. Alcançaram o sucesso com o single “Cassius 1999” e iriam lançar seu mais novo álbum Dreems amanhã, dia 21 de junho, onde havia descrito como um retorno à dance music em entrevista no ano passado.

Começou a trilhar seu caminho através de colaborações, e já nos anos 80 havia trabalhado com artistas como Serge Gainsbourg e Vanessa Paradis. Seu trabalho com o Phoenix – Wolfgang Amadeys Phoenix – de 2009 rendeu um Grammy e lhe consolidou como produtor, abrindo portas para vindouros trabalhos com renomados artistas como  Beastie Boys, Cat Power e Kanye West.

Seu mais recente trabalho foi com o grupo indie/synthpop inglês Hot Chip no álbum – que também sairá logo mais, dia 21 de junho – A Bathfull of Ecstasy.  

Diversos artistas ainda chocados, prestaram homenagem a Zdar.

“Totalmente devastado pela perda do meu amigo Phillipe Zdar”, escreveu Alex Kapranos, vocalista/guitarrista do Franz Ferdinand. “Não é possível processar isso no momento. Apenas me sentido péssimo. Meus sentimentos para sua querida família e amigos”.

E continua: “Philippe Zdar foi uma grande inspiração, tanto como produtor, mas particularmente como um bom homem e amigo. Seu gosto era impecável e é ouvido em tudo que ele trabalhou. Ele teve uma enorme alegria pela vida, generosidade e paixão. Vou sentir falta dele terrivelmente.”

O Hot Chip acrescentou: “Ouvir a morte de Philippe Zdar nos deixou atordoados e imensamente tristes. Ele era um homem gentil, aberto e infinitamente entusiasmado que trazia felicidade para todos ao seu redor. Lamentamos profundamente a sua família e amigos.

“Au revoir Phillippe e merci X”

Já Phoenix postou apenas uma tela preta.

Outros músicos como Black Madonna, Calvin Harris, Rostam, Hudson Mohawke e também demonstraram luto por Philippe Zdar pelas mídias sociais.

Deixe um comentário