Seu currículo inclui registros notórios de Björk, New Order e Primal Scream e outros
Por Luiz Athayde
Morreu nesta segunda-feira (17) aos 56 ano de idade o DJ e produtor inglês Andrew Weatherall. A causa foi uma embolia pulmonar.
A família do músico emitiu um comunicado informando a perda.
“Lamentamos profundamente ter que anunciar que Andrew Weatherall, conhecido DJ e músico, morreu nas primeiras horas desta manhã, segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020, no Whipps Cross Hospital, em Londres”.
Atuante no cenário altenativo/eletrônico desde os anos 80, as atividades sônicas de Weatherall começam pela escrita, ao criar, juntamente com seus amigos o Boys Own, que posteriormente se tornou um selo especializado em música eletrônica.
Mas sua notoriedade veio ao assinar a produção de Screamadelica, até hoje o maior clássico do Primal Scream. Outras credenciais incluem remixes e colaborações com artistas e bandas como Björk, New Order (“World in Motion”), My Bloody Valentine (“Soon”) e Happy Mondays (“Hallelujah”); além de uma vasta discografia solo entre 2001 e 2017.
Seu último registro foi o A Very British Coup, single colaborativo de 2019, que também envolveu Jah Wobble, Keith Levene, Richard Dudanski, Mark Stewart e Youth, do Killing Joke.