Cantora paulista radicada nos EUA dá sequência ao seu projeto ‘Saudades Tropicais’
Por Luiz Athayde
A cantora Monica Casagrande surpreendeu ao trazer uma versão no mínimo singular para “In Between Days”, do seminal The Cure.
Na verdade, trata-se de uma reinvenção da obra do grupo liderado por Robert Smith sob as rédeas de sua especialidade: jazz com um gosto acentuado de smooth.
Ela figura mais um lançamento de seu projeto Saudades Tropicais, onde Casagrande, atualmente residente nos Estados Unidos, externa sua saudade do Brasil. Isso se traduz em composições influenciadas por samba e bossa nova, mas também blues e soul music.
No entanto, você provavelmente se pergunta: o que uma banda oriunda do pós-punk tem a ver com o trabalho de Casagrande? Embora a formação britânica seja conhecida por sua expressão melancólica, a saudade é um elemento comum na obra de ambos.
E por falar em referência, no âmbito musical, Monica explica: “Na voz, apesar da mensagem na música nos levar pra melancolia, busquei trazer doçura e calor. Na voz, usamos como inspiração o cover de Mariana Aydar de Espumas ao vento, musica de Fagner.”
Confira o fantástico resultado a seguir.
Monica Casagrande é cantora e compositora natural de Marília, estado de São Paulo. Ela vive nos EUA desde 2023, porém, seu primeiro registro viu a luz do dia em 2019, com “Segundo Ato do Novo”.
Foi o primeiro de quatro singles do projeto intitulado Cárcere do Carcará. Nele, temas envolvendo morte e renascimento. A produção e direção musical é de Eduardo Brechó (vocalista do grupo Aláfia) e do guitarrista de jazz Renato Alves.
Na sequência, veio o EP Encruza Miramar (2022); este com o prisma voltado para Clara Nunes, samba e reggaeton. Quem comanda a produção é Ale Elias.
Já em Saudades Tropicais, Monica conta, além da versão do Cure, com os singles: “Saravá”, “Benjamin”, “Nora” e “Longing For You”.