Você está visualizando atualmente Laibach faz nova conexão com Leonard Cohen no single e videoclipe “The Engine Of Survival”
Laibach (Foto: Divulgação/Press)

Laibach faz nova conexão com Leonard Cohen no single e videoclipe “The Engine Of Survival”

Formação eslovena aquece para a turnê europeia que acontecerá em novembro

Por Luiz Athayde

O coletivo pós-industrial esloveno Laibach lançou seu novo single “The Engine Of Survival”.

Na verdade, mais do que isso. A faixa saiu no formato digital pelo Bandcamp, configurada em 4 versões: Principal, “Single Version”, “Pas de Deux” e “Instrumental”.

A composição leva assinatura da colaboradora da banda e vocalista de apoio Donna Marina Mårtensson. Ela foi rearranjada e reintitulada pelo Laibach, em conexão direta com trecho da letra de “The Future”, de Leonard Cohen, que diz: “Love is the only Engine of Survival” (“O amor é o único mecanismo de sobrevivência”).

Inclusive os eslovenos já fizeram uma versão dessa mesma música, também editada como single em 2022, e devidamente compartilhada no Class of Sounds.

Ainda sobre referências e conexões, o vídeo de “The Engine of Survival” remete a uma famosa performance conceitual do artista sérvio Dragoljub “Raša” Todosijević, intitulada ‘Was ist Kunst, Marinela Koželj?’.

Todosijević faz parte da primeira geração de artistas neo-vanguardistas da chamada Nova Prática Artística, que no seu surgimento, nos anos 70, tinha como mote o uso de novas mídias.

E a mesma inclui fotografia, vídeo, performance, ações, ambientes, intervenções espaciais e instalações, como meio de expressão e exploração, bem como uma postura crítica em relação à realidade, pondo em questão a própria ideia de arte. Além de enfatizar a necessidade de seu envolvimento social.

Se no passado o Laibach lançava mão de humor por vias sarcásticas (não que tenham cessado tal abordagem, muito pelo contrário), seus últimos singles demonstram um foco maior na seriedade ao trazer temas políticos e existencialistas.

Assista:


Labor continua sendo a palavra-chave do Laibach e, não à toa, seu novo single também serve de aquecimento para o giro europeu agendado para outubro e novembro.

A primeira parte compõe apresentações pontuais trazendo um colaboração sinfônica multimídia com compositores iranianos e “a/políticos”, Alamut, baseada em uma história da Pérsia do século XI, contada pelo escritor esloveno Vladimir Bartol (1903 – 1967).

Love is Still Alive será a turnê propriamente dita, com destaque para o show no Shepherds Bush Empire no dia 8 de novembro.

Deixe um comentário