Foi o começo da era industrial do grupo comandado por Jaz Coleman
Por Luiz Athayde
Após uma série de discos voltados para o dark e a new wave, o Killing Joke reaparece em 1990 surpreendendo com uma orientação mais industrial. O resultado? O sintomático Extremities, Dirt and Various Repressed Emotions.
Com produção assinada pela própria banda em parceria com Martin Rex, o registro também é fruto da influências árabes do vocalista e líder Jaz Coleman, assim como da vigente aparição do Ministry, que também iria “dominar” o processo criativo de outros nomes como Skinny Puppy e Front Line Assembly.
Somente um single foi extraído do álbum, e mesmo assim, um ano após seu lançamento. Com direito a videoclipe, “Money Is Not Our God” mostrava o quão afiada a banda estava.
Não menos importante, arte foi inspirada no filme O Gabinete do Dr. Caligari, especificamente na cena protagonizada pelo ator Conrad Veidt e boa recepção por parte de veículos como AllMusic, que escreveu que a banda havia “recuperado o espírito alastrante de seus dias iniciais”.
Lançamento mundial, focado na Europa pelos carimbos Agressive Rockproduktionen e Noise em CD, LP e Cassete, no caótico ano de 1990; reedições em vinil duplo no Reino Unido em 2007 pela Let Them Eat Vinyl e box set dual disc pelo carimbo metálico Candlelight Records.