Cantor indie pop irlandês divulga seu álbum debut ‘1970s’
Por Luiz Athayde
John Gallen extraiu mais um single de seu álbum de estreia, 1970s, editado em 2022. “Half Burning Sun” configura o quarto lançamento é o quarto cartão de visitas do cantor irlandês guiado pelo prisma da música pop e suas infinitas possibilidades.
“Penso numa melodia – e encontro melodia em tudo”, diz ele. “É uma alegria e uma forma de loucura”. Além de cantor, John é multi-instrumentista. O debut alcançou o primeiro lugar nas paradas independentes e 5º na parada irlandesa, e o single “Positive Attitude” ganhou medalha de ouro no Apple iTunes Charts.
Para esta faixa, Gallen contou com a produção do nomeado ao Grammy, Billy Farrel, e masterização por Peter Maher. A gravação ocorreu no Windmill Lane Studios em Dublin.
Ainda sobre a forma de trabalhar, ele comenta: “Eu chamo de melodia observacional aquilo que faço. Penso nas pessoas que conheço e vejo a vida a partir de sua perspectiva. Já vi o realmente bom – e extremamente ruim, e isso ajuda as histórias que conto.”
Em relação ao tema, se trata de uma “canção afirmativa que toca na necessidade de esquecer a perda e o arrependimento, e cuidar de si mesmo em circunstâncias difíceis”, ou seja, qualquer um pode se identificar. E as influências, ainda que aparentemente distantes, no fundo se mostram correligionárias; Peter Gabriel, David Bowie, Prince. Mas de um jeito muito mais radiofônico.
Ouça abaixo: