Meio marco, meio revolucionário, terceiro álbum dos alemães foi além de um simples número em sua discografia
Por Luiz Athayde
Halber Mensch em mais um aniversário hoje. Em 1985, o grupo liderado pelo vocalista Blixa Bargeld lançava seu terceiro e mais marcante disco da discografia. Gravado no lendário Hansa Studios em Berlim, a produção foi dividida entre a banda e Gareth Jones, conhecido por seus trabalhos no Depeche Mode. As composições tomaram forma entre 1983 e 1985, tendo como força motriz a experimentação, mas de uma forma mais madura. O álbum saiu pelo carimbo Some Bizarre Rercords.
Como era de se esperar de um grupo sem intenções comerciais (tradicionais), nenhum single foi lançado para promover ½ Mensch. Em contrapartida, no ano seguinte lançam um vídeo homônimo de aproximadamente 1 hora, oriundo de sua visita ao Japão.
O longa conta com direção do cineasta japonês Gakuryu Ishii, também conhecido como Sogo Ishii, e mostra a banda tocando em uma fábrica desativada, assim como a performance de dançarinos Butô – dança com origem no Japão pós-guerra, que vaga pelo expressionismo, surrealismo, construtivismo e outros.
Durante a turnê de promoção de Halber Mensch (álbum), a banda tocou na edição alemã da Expo 86, patrocinada pelo Goethe Institute, que também teria os industrialistas londrinos do Test Dept e os canadenses Skinny Puppy.
Embora conhecidos pela sonoridade industrial mais harsh, ou seja, deveras inacessível, a quantidade de bandas que estes alemães influenciaram não cabe no papel; indo de falanges mais pesadas como Fear Factory às mais pop como Depeche Mode, além de fãs famosos de outras esferas sônicas como Henry Rollins no punk.
Ainda:
+ Mesmo estando em pleno vapor o Einstürzende Neubauten, o vocalista Blixa Bargeld se encontrava ativo como guitarrista do The Birthday Party, banda liderada por Nick Cave, e posteriormente integrando os The Bad Seeds do músico australiano.
+ O filme ‘Halber Mensch’ ganhou reedição em DVD em 2005.
Pingback: Einstürzende Neubauten – Rampen (apm alien pop music) - Class of Sounds