You are currently viewing Depeche Mode anuncia novo álbum “Memento Mori” e turnê mundial
Foto: Divulgação/Press

Depeche Mode anuncia novo álbum “Memento Mori” e turnê mundial

O agora duo compartilhou algumas informações na conferência de imprensa realizada há pouco em Berlim

Por Luiz Athayde

O Depeche Mode anunciou o lançamento de seu novo álbum de estúdio. Se chama Memento Mori, e seu lançamento está previsto para a primavera (no Hemisfério Norte) de 2023, seguindo, como manda a tradição, por uma turnê mundial tocando em estádios.

A mesma terá início com uma série limitada de datas pela América do Norte em 23 de março do próximo ano, antes de embarcarem para a Europa no dia 16 de maio, se apresentando no Stade de France em Paris, na França; no Olympic Stadium, da capital alemã; estádio San Siro em Milão, na Itália, e o Twickenham Stadium em Londres, no quintal de casa.

As informações mais que oficiais vieram da conferência para a imprensa, apresentada pela publicitária e amiga de longa data da banda, Barbara Charone, há pouco em Berlim, Alemanha. O agora duo Martin Gore e Dave Gahan, soltou algumas palinhas relacionadas ao processo de geração de seu 15º registro cheio de estúdio, e sucessor direto do aclamado Spirit, de 2017

Uma das surpresas foi quando reveleram que o título, bem como as músicas, foram decididos antes da morte de Andrew Fletcher. “’Memento Mori’ significa ‘lembre-se de que você irá morrer’. Soa muito mórbido, mas a ideia que queremos passar é a de que temos de viver todos os dias ao máximo”, explica Gore.

“Começamos a trabalhar neste projeto no início da pandemia e os temas foram diretamente inspirados nessa época. Após a morte de Fletch, decidimos continuar porque temos certeza de que é isso que ele faria. Queríamos, e isso realmente deu ao projeto um nível extra de significado.”

Dave Gahan acrescentou que o saudoso amigo e ex-companheiro de banda “teria adorado este álbum”, e continua: “Estamos realmente ansiosos para compartilhá-lo com vocês em breve, e mal podemos esperar para apresentá-lo ao vivo nos shows do próximo ano.”

Sobre as quantas estão o andamento do disco, Martin comentou: “Já estamos bem avançados no processo de gravação. Temos as faixas todas, apesar de ainda não estarem mixadas”. Gahan acrescenta: “Começamos a escrever estas canções há alguns anos e passamos um bom tempo em estúdio.”

Com a Memento Mori Tour, o Depeche Mode irá contabilizar sua 19ª turnê e a primeira em mais de cinco anos. O último giro dos ingleses de Essex, a Global Spirit Tour 2017-2018, foi a mais longa e lucrativa, tocando para mais de 3 milhões de fãs ao longo de 130 shows ao redor do mundo, e que finalmente incluiu o Brasil após uma longa espera de 24 anos.

Sobre Memento Mori:
Antes do início da conferência, o público é bombardeado com imagens de Dave e Martin em estúdio. O teaser surpreende por mostrar uma faceta bem mais eletrônica da banda, com elementos de electropop, synthpop e até mesmo EBM. E embora ainda seja cedo para qualquer tipo de especulação, tudo indica que o registro soará mais dark por motivos óbvios.

Assista ao Depeche Mode – Berlin Special Event clicando neste link.

Please follow and like us:
Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Deixe um comentário