Primeira aparição sônica em 4 anos marca a estreia do artista americano pela Nuclear Blast Records
Por Luiz Athayde
Marilyn Manson está de volta. E sombrio como nunca.
“As Sick as the Secrets Within” é o título de sua primeira música nova em 4 anos. que também marca sua estreia no carimbo metálico Nuclear Blast Records.
A faixa veio acompanhada de videoclipe assinado por Bill Youkich. Ele já havia trabalhado com o artista norte-americano em “KILL4ME”, além de ser conhecido por ter filmado nomes do mainstream como Beyoncé, Britney Spears e Maroon 5.
Sua abordagem no vídeo remete ao Manson dos anos 90/começo de 2000, embora não necessariamente seja um ato de nostalgia.
Assista a seguir.
Os movimentos de retorno aos holofotes vinham sendo desenhados desde maio, quando Manson publicou um teaser em vídeo anunciando – enigmaticamente, com a legenda “NB x MM” – sua entrada na gravadora alemã.
No entanto, isso só foi possível porque ele foi demitido da Lima Vista Recordings, selo do qual editou seus dois últimos discos, We Are Chaos (2020) e Heaven Upside Down (2017).
Cortesia amarga da série de denúncias de abuso sexual que ele enfrenta na justiça desde 2021. Porém, em 2018, a atriz norte-americana Evan Rachel Wood, que teve um relacionamento com Manson (nascido Brian Warner) de 2007 a 2010, delatou que foi submetida a “abusos horríveis durante anos”.
Nem as acusações do músico de “difamação, danos morais e falsidade ideológica” contra a atriz, resolveram. Na ação rejeitada pela juíza do Tribunal Superior de Los Angeles, Teresa A. Beaudet, Wood teria se passado por uma agente do FBI para induzir a mídia de que ele estava sendo investigado federalmente.
Beaudet também rejeitou uma seção que alega que Wood e a também atriz Illma Gore usaram uma lista de verificação encontrada em um iPad para outras mulheres usarem para denunciarem abusos de Manson.
O boicote (ou “cancelamento”) ao artista também tomou conta das redes sociais na época, inclusive ao surgir declarações de Trent Reznor (Nine Inch Nails) sobre sua personalidade (via TMDQA!):
“Tenho falado abertamente ao longo dos anos sobre minha antipatia pelo Manson como pessoa e cortei relações com ele há quase 25 anos.”
Todavia, em paralelo às turbulências, Marilyn Manson está com a agenda cheia. Os meses de agosto e setembro serão dedicados à turnê norte-americana. Já em fevereiro de 2025, Mason passa pela Europa e Reino Unido.