You are currently viewing Bauhaus: neste dia, em 1980, “In The Flat Field” era lançado

Bauhaus: neste dia, em 1980, “In The Flat Field” era lançado

Clássico absoluto de uma banda que já havia entrado para a história com seu single de estreia

Por Luiz Athayde

A escola Bauhaus, mas dos excelentes sons fez sua estreia “cheia” pouco tempo após seu icônico single de estreia, “Bela Lugosi’s Dead”.

Gravado e produzido pela banda entre dezembro de 1979 e julho de 1980, nos estúdios BBC Maida Vale e Southern Studios, em Londres, Inglaterra, In The Flat Field fez sua aparição em meio as sombras 4 meses depois via carimbo 4AD.

Bauhaus ao vivo em Nova Iorque, 1980 (Getty)

Alguns de seus maiores hits estão ali, como “Dark Entries”, “Double Dare” e o cover “Telegram Sam”, do T.Rex, que além de single, trouxe a seminal versão para “Rosegarden Funeral Of Sores”, de John Cale, no lado B.

Sua atmosfera se mescla entre a síntese de grupos que já rodavam o circuito seria chamado de “dark”, como Joy Division, Siouxsie & The Banshees, UK Decay, além de David Bowie e afins, com a adição de nuances inrotuláveis (“alternativo” costuma ser usado até hoje para isso), criando algo rudimentar, mas exclusivo.

Da ótima recepção da crítica, as melhores ficam por conta da NME, que descreveu a estreia dos britânicos de Northampton como “nove gemidos sem sentido e desprovidos de até o mais superficial contorno de interesse, um registro que merece todos os adjetivos condenáveis ​​geralmente apontados para os ‘modernistas’ de rosto sombrio”, e a American Trouse Press, enfatizando o caráter psicológico do álbum, dizendo:

“Uma colcha de retalhos densa e desarticulada de sons e sentimentos incertos, apoiada por uma batida pressionada e incessante. Mergulhando profundamente no lado sombrio da psique humana, Bauhaus evoca imagens perturbadoras de um mundo dado até a morte e decadência”.

Capa do single ‘Telegram Sam’ (Imagem: Discogs)

Nem é preciso dizer que Peter Murphy, Daniel Ash, David J e Kevin Haskins criaram praticamente sozinhos os estereótipos da música gótica, assim como marcaram cadeira cativa em intermináveis listas de essenciais do gênero.

In The Flat Field foi naturalmente lançado em todo o mundo, ou quase: o Brasil teve uma edição própria somente em 2001 pelo carimbo Sum Records; remasterizado e com as faixas “God In A Alcove” e “Crowds” de bônus.

Até a Argentina saiu anos-luz na frente, tendo edições em Cassete e LP em 1987 pela DG Discos. Em 2008 o registro ganhou uma edição dupla em vinil branco (somente as primeiras prensagens da 4AD) 180 gramas, contando com remasterização diretamente das fitas originais.

Ainda:

+ In The Flat Field era para ter em setembro daquele ano, mas devido a dificuldade para deixar a faixa “Double Dare” tão boa quanto a gravada para o programa do lendário John Peel, mais as obstruções impostas pela União dos Músicos, o atraso foi inevitável.

Please follow and like us:
Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Deixe um comentário