Bandcamp Friday continua em 2021, informa plataforma digital

À exceção de janeiro, os meses seguintes até maio terão receitas 100% liberadas para os artistas

Por Luiz Athayde

O Bandcamp  anunciou que dará continuidade ao “Bandcamp Friday”, uma medida paliativa que a plataforma digital adotou, liberando 100% de sua receita todas as primeiras sextas-feiras de cada mês para artistas e profissionais da música em geral.

Seu início foi em março desse ano, quando começou a quarentena para a grande maioria dos países afetados pela pandemia da Covid-19.

Para 2021 estarão disponíveis, até segunda instância, 4 datas, sendo: 5 de fevereiro, 5 de março, 2 de abril e 7 de maio.

Mais que uma forma emergencial para tentar manter o cenário independente respirando, a atitude vai na contramão da plataforma de streaming de maior popularidade, o Spotify, que há alguns bons anos vem recebendo críticas e acusações, que vão desde violar direitos autorais a pagar quantias irrisórias aos artistas.

Em nota, Ethan Diamond, mentor da plataforma, endossou a importância de dar continuidade à medida: “Embora as vacinas estejam começando a ser distribuídas, provavelmente levará vários meses antes que a receita de apresentações ao vivo comece a retornar. Então, vamos continuar fazendo Bandcamp Fridays em 2021.”

E ele também fala sobre apoiar sua banda ou artista predileto independente das datas selecionadas: “Se você começou a se sentir culpado por comprar música em qualquer dia diferente do Bandcamp Friday, aqui está algo para se manter em mente: no Bandcamp Fridays, uma média de 93% do seu dinheiro chega ao artista / gravadora (após as taxas do processador de pagamento). Quando você faz uma compra em qualquer outro dia do mês (como 2,5 milhões de vocês fizeram desde março, comprando mais US $ 145 milhões em músicas e mercadorias), uma média de 82% chega ao artista / gravadora. Todo dia é um bom dia para apoiar diretamente os artistas no Bandcamp!”

Para acessar a plataforma clique neste link.

Deixe um comentário