É o terceiro disco da banda e o começo de sua fase mais voltada para a dance music
Por Luiz Athayde
Neste exato dia, no ano de 1985, a banda New Order, cria mais famosa de Manchester depois do Joy Division, lançou seu terceiro disco, Low Life.
Lançando mão de uma sonoridade mais eletrônica e menos “rock”, o registro foi produzido pela própria banda no Jam Studios e no Britannia Row Studios em Londres.
Peter Saville apareceu mais uma vez para assinar arte. A mes,a que traz o baterista Stephen Morris na capa e os outros integrantes figurando o encarte.
Dali saíram dois singles: “The Perfect Kiss”, com direito a videoclipe dirigido por Jonathan Demme (O Silêncio dos Inocentes), e “Subculture”.
“Elegia” não ganhou status de single, mas, ainda assim, é uma das mais conhecidas. Pudera: seus 17 minutos instrumentais homenageiam o saudoso Ian Curtis, voz do Joy Division.
Nas paradas: sétimo álbum mais vendido no Reino Unido; número 50 dos “Grandes Álbums de Todos os Tempos” da New Music Express; e “O álbum de rock perfeito para você também dançar…”
Em uma entrevista para Paul Glanson da Stereo Embers Magazine, Peter Hook nomeou a faixa “Sunrise” como uma de suas prediletas.
“A linha de baixo que todo baixista adoraria ter! Ela realmente conduz a música inteira e é o New Order em seu estado mais bruto.”
Em 2008, Low Life foi relançado em CD duplo com o disco bônus contendo os singles que não entraram no álbum, e os mixes dos b-sides e os de 12 polegadas.