Holandeses embarcavam em seu segundo álbum com o novo nome
Por Luiz Athayde
O álbum Medusa marca o terceiro lançamento dos holandeses de Amsterdam antes atendidos por Xymox. Agora, ou melhor, neste dia, em 1986, o grupo se registrava como Clan of Xymox no sucessor do autointitulado disco de 1985.
Composto pelo trio Ronny Moorings, Anka Wolbert e Pieter Nooten (todos se dividindo nos vocais, sintetizadores e outros instrumentos), a banda contou com a assinatura do produtor John Fryer, que no seu fantástico currículo podemos citar nomes de alto quilate como Fad Gadget, Yazoo, Depeche Mode, Modern English, Xmal Deutschland e lista interminável.
Nascido para se tornar um clássico instantâneo, a atmosfera gélida de Medusa não poderia ter causado melhores reações. Como a Melody Maker, o descrevendo como “elegante, eficiente e até dramático”, e reiterando que o “Xymox entende o valor de um eufemismo direto”, além de finalizar dizendo que Medusa é um “brilhante flash de esperança nestes dias de blecaute”.
Outros veículos da imprensa especializada reverenciaram o álbum como “uma conquista primordial” e “que toda faixa soa como o final de uma abertura épica”.
Apesar de tudo conspirar a favor, foi o último registro pelo seminal carimbo 4AD – parênteses necessário: o então Xymox foi a banda de abertura da turnê do Dead Can Dance pelo Reino Unido, a convite de ninguém menos que Brendan Perry, daí a consequência natural de terem assinado com o selo britânico –, na sequência, o grupo migrou para a major Polygram.
No âmbito dos licenciamentos: Reino Unido, Japão, França, Itália e Países Baixos em CD, Cassete e LP; reedições na Grécia (Cassete e LP, em 1988), Japão (CD, 1990), Polônia (CD, 1994) e Filipinas (Cassete, 1995); França (CD, 1996), Reino Unido (CD remasterizado, em 1997), edição remasterizada yankee em CD no ano de 1999, e reedição idem via Sonic Records na Polônia em 2000. Sem mencionar os piratas poloneses de anos desconhecidos.
Ainda:
+ A fotografia da capa tem autoria de Nigel Grierson, que também assinou artes de This Mortal Coil, Xmal Deutschland e outros.
+ O único single extraído do álbum, ‘Louise’, saiu pelo carimbo Megadisc, contendo a homônima faixa no lado A, e “Michelle” no lado B; o mesmo é encontrado no mercado de colecionadores por valor mínimo de R$ 135,00 Reais.