Você está visualizando atualmente Молчат Дома (Molchat Doma) figura compilação em prol de vítimas da ditadura bielorrussa
Foto: Divulgação

Молчат Дома (Molchat Doma) figura compilação em prol de vítimas da ditadura bielorrussa

Ouça ‘For Belarus’ abaixo

Por Luiz Athayde

Os protestos na Bielorrússia contra Aleksandr Lukashenko, o “último ditador da Europa” seguem a todo vapor ante as ameaças de repressão.

Mesmo com milhares presos e outros tantos desaparecidos, os manifestantes vêm de uma série de protestos pacíficos lutando por eleições transparentes.

E na brigada contra o regime ditatorial oriundo do espectro soviético, políticos da oposição, representantes sindicais e artistas das mais variadas esferas; músicos.

A fim de apoiar as vítimas de toda a violência praticada pelo Estado até o presente momento, a classe artística se juntou para a compilação beneficente For Belarus, com toda a receita destinada ao Belarus Solidarity Foundation.

O registro contra com 22 artistas de várias esferas musicais – foco essencial na música alternativa –, entre synthpop, trap, R&B, new wave, folk, indie e pós-punk, como é o caso do Molchat Doma; nome mais ascendente do cenário musical da Bielorrússia.

O trio de Minsk, capital do país, contribui com a sintomática “Я не коммунист” (“Eu Não Sou Comunista”, em português), extraída do primeiro álbum С крыш наших домов (S krysh nashikh domov), de 2017.

Em nota oficial, os artistas comentam:

“Correntes de quilômetros de mulheres vestidas de branco com flores estão impedindo as forças de segurança de continuar sua repressão violenta à manifestantes inteiramente pacíficos. Os operários em greve estão tendo seus salários perdidos complementados por contribuições de caridade. E em todos os lugares, um espírito de alegria, orgulho e esperança permeia esse movimento, apesar da repressão e da força esmagadora com que foram enfrentados. Embora os bielorussos tenham esperança real de uma vitória dos justos, eles precisam do seu apoio, ajuda e consciência. ”

Para ouvir a coletânea completa e contribuir (via Name Your Price) com o valor desejado, acesse o Bandcamp abaixo:

Deixe um comentário