Você Precisa Ouvir: Epäjärjestys – S/T (1997)

Você Precisa Ouvir: Epäjärjestys – S/T (1997)

Quando uma banda consegue dar o recado em pouco mais de 15 minutos

Por Luiz Athayde

Lembro-me bem, em algum momento no começo do novo milênio, numa das minhas visitas à saudosa lojinha de desgraças, Extrema Music, na inundável cidade de Vila Velha, ES, e na ânsia para suprir a seca por sons finlandeses, de me deparar com um CD de capa em preto e branco, típico; contracapa zoada de fábrica – nome da banda aparecendo em apenas uma das laterais da caixa de acrílico – e encarte fosco, qualidade nível 7 polegadas de falanges punk.

Era o Epäjärjestys, Finlândia, classe de 97. 10 ou 15 doletas, não lembro, só sei que levei na hora, juntamente com o recém-lançado disco dos paulistanos do Life is a Lie, que outrora chegou a tocar por esses lados do Sudeste na época – da compra.

Gravado no estúdio Christer, em Vaasa, nos dias 14 e 15 de dezembro de 1996 – até muito para uma banda como eles –, o autointitulado álbum na verdade é uma reedição enxuta de Anti-Fascist Action, o primeiro registro inteiro da banda, mas sem as faixas “Aivoton Älykääpiö” e “Tappava Aurinko”, lindíssimas, por sinal.

Formado 114 anos depois (1995) do rei Carlos IX da Suécia dar o título de cidade à Vaasa, Markku H. e Kari K. (vocais), Jorma H. (guitarra), Tomi T. (baixo) e Mika A. (bateria) vomitam em apenas 17 minutos toda sua ira perante os males provenientes de sistemas falidos – sejam eles quais forem.

É tão rápido e rasteiro que sequer dá para respirar. Bom, talvez uma cerveja, como dizem na música “Kaken Olut” (‘A Cerveja de Kake’).

Você precisa ouvir Epäjärjestys por fazerem jus como poucos ao nome que carregavam; desordem, no velho e bom português… e hardcore punk finlandês, como os obrigatórios Rattus, Kaaos e Riistetyt. Para não dizer todo aquele país no período mais efervescente no que diz respeito a música suja, violenta e de saco cheio com o status quo.

Hardcore Info:

+ O baterista Mika Aalto é também guitarrista e membro fundador do Rotten Sound, além de ser conhecido por integrar várias bandas da esfera extrema finlandesa, como … And Oceans, Deathbound, Havoc Unit e outros.

+ O último registro lançado pela banda foi o Split CD com os também finlandeses do Agenda. Do lado Epäjärjestys do Compact Disc, a faixa “Unikuva”, composta por Nuclear Holocausto, do Beherit, exclusivamente para este lançamento.

+ Em 2011 o selo carioca Humanos Mortos! lançou ‘Early Demos, Early Demons’, um apanhado geral de 4 das 5 fitinhas gravadas pela banda entre 1995 e 1997.

Ouça Epäjärjestys completo no Youtube.

Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Deixe uma resposta

Fechar Menu