‘Songs of Silence’ sai carimbado pela Mute Records no mês de novembro
Por Luiz Athayde
O ex-líder do Depeche Mode e sobretudo lenda da música eletrônica, Vince Clarke, anunciou seu primeiro álbum solo. Se chama Songs of Silence e sairá em 17 de novembro via carimbo Mute Records. Pré-venda aqui.
Sua nova obra, dessa vez distante de seus atos de sucesso, Yazoo e Erasure, é descrita pela gravadora como “um álbum de 10 faixas sem letras de uma beleza ambiental sem categoria”.
A gênese do registro data ainda do período de pandemia, que para o músico, serviu como uma forma de distração durante o confinamento (lockdown). Foi também uma chance de finalmente entender as possibilidades do Eurorack, um formato de sintetizador modular famoso por suas configurações viciantes e igualmente ilimitadas.
“Eu poderia ter continuado para sempre, não poderia ter parado”, conta Vince. “Estava gostando tanto do processo e não estava pensando em ninguém mais ouvindo. Mas ouvi-lo se desenvolver em meu estúdio, em minha cabeça, aprendendo novos truques – essa tem sido a melhor coisa sobre isso. Na verdade, fiquei em estado de choque quando a Mute disse que queria lançar esse álbum.”
O mesmo foi gravado em seu estúdio caseiro em Nova York sob algumas regras estabelecidas para si mesmo: primeiro, os sons gerados para o álbum viriam exclusivamente do Eurorack e, segundo, que cada faixa seria baseada em uma nota, mantendo um único tom durante todo o processo.
“Ninguém em minha casa está particularmente interessado no que eu faço no estúdio”, diz Vince, num típico humor inglês. “Até o gato costumava ir embora depois de uma hora ou mais ouvindo drones [no estilo Moog].”
Independente do gosto musical dos moradores de sua casa, o fato é que Vince Clarke sempre se reinventou. Basta olhar sua linha do tempo: da continuação natural pós-Depeche, Yazoo; o obscuro The Assembly; e a dupla super (synth) pop Erasure.
Sem mencionar projetos desafiadores a ouvidos convencionais, como The Clarke & Ware Experiment e VCMG – este com Martin Gore.
E tudo isso é resumido em uma simples frase: “As infinitas nuances de sons que você pode criar com apenas o menor ajuste de um botão ou controle deslizante continuam a me fascinar.”
Quem assina a direção é o fotógrafa turca radicada em Nova York Ebru Yildiz (Laurie Anderson, Mitski, A Place to Bury Strangers, Algiers). Assista:
E por falar em fotografia, o trabalho estético de Songs of Silence leva a assinatura do premiado fotojornalista da veterana Magnum Photos, Eugene Richards. A seguir, mais detalhes incluido capa e lista de músicas.
01 Cathedral
02 White Rabbit
03 Passage
04 Imminent
05 Red Planet
06 The Lamentations of Jeremiah
07 Mitosis
08 Blackleg
09 Scarper
10 Last Transmission