Formação de Idaho, EUA, trabalha na área cinzenta entre o popular e o intricado
Por Luiz Athayde
Eis mais uma estreia discográfica jazzística na praça. A bola de vez é The Kindness, trio de Idaho, nos Estados Unidos, que acabou de soltar seu autointitulado nas plataformas digitais.
A banda é formada por Justin Nielsen (piano), Jens Kuross (bateria) e Aaron Miller (baixo), e traz consigo o palatável do pop e as partes intricadas do jazz. Além de ter como máxima, o espírito de um grupo ao vivo.
“Queríamos que o coração das gravações fosse uma apresentação capturada, apenas uma banda em uma sala tocando músicas juntos”, diz Jens em nota para a imprensa.
Ele acrescenta: “Mas também queríamos ornamentá-la de uma forma ligeiramente atípica. O que isso acabou significando foi executar o que havíamos captado como banda em uma série de efeitos, tentando acentuar e intensificar os fluxos e refluxos de uma maneira orgânica sem nos distrairmos dela”.
Curiosamente, também as sete músicas presentes no registro compõem uma espécie de “rebelião contra o esnobismo”, tornando sua música acessível a todos os ouvidos.
Uma das provas está na bela faixa “Suffealing”, ao mostrar, de um jeito cativante, o melhor dos dois mundos.
The Kindness, o álbum, foi gravado no Medina Studios, na Idaho State University, por Jonathan Armstrong, Sam Lai, Coulesse Kindle e Nick Thompson. Os trabalhos de mixagem e masterização são assinados por Jason Richmond.
Produção executiva por Jens Kuross e Aaron Miller. Créditos da capa: Foster Miller. Ouça The Kindness na íntegra acessando o Bandcamp.