The Specials anuncia edição de 40º aniversário de álbum de estreia

Pilares do movimento 2Tone relançam sua icônica estreia sônica em vinil duplo com nova masterização

Por Luiz Athayde

Há 40 anos os britânicos do The Specials lançavam seu primeiro e grande marco na carreira. A autointitulada estreia teve produção assinada por ninguém menos que Elvis Costello, e mesclava composições próprias e clássicos do ska, sendo considerado um dos grandes álbuns 2Tone; movimento atribuído à segunda geração deste parente mais velho do reggae, formado em torno do carimbo 2 Tone Records entre o final dos anos 1970 e começo dos 80.

E em clima de festa, o grupo hoje composto pelo núcleo original e criativo Terry Hall (vocais), Horace Panter (baixo) e Lynval Golding (guitarras), reedita, pelo icônico selo, o álbum em vinil duplo contando com nova masterização de Miles Showell no lendário Abbey Road Studios, em Londres.

Uma das principais características do movimento 2 Tone é a luta contra o racismo, visualmente mostrado na união do preto e do branco nas roupas da maioria dos grupos daquele período. O The Specials é o cabeça de chave de um lista que envolve nomes como Madness, The Selecter, Bad Manners e muitos outros.

A bolacha já se encontra disponível no site da gravadora. Acesse aqui.

Deixe um comentário