You are currently viewing The Cult: neste dia, em 1984, “Dreamtime” era lançado

The Cult: neste dia, em 1984, “Dreamtime” era lançado

Era a estreia da banda britânica como The Cult

Por Luiz Athayde

Neste dia, na classe de 1984, os ex-Death Cult Ian Astbury (vocais), Billy Duffy (guitarras) e Jamie Stewart (baixo) faziam sua estreia com o definitivo nome The Cult, lançando o álbum Dreamtime. Para esta feita, contaram com o ex-Theatre of Hate, Nigel Preston, no lugar de Ray Mondo na bateria.

The Cult em 1984

Com produção assinada por John Brand e Chris Kimsey – algumas credenciais: The Psychedelic Furs, Duran Duran, Killing Joke, New Model Army, Soul Asylum, Marillion e Rolling Stones – o disco foi gravado no Rockfield Studios em Monmouth, País de Gales, no comecinho de abril de 1984.

Já a mixagem, feita entre os dias 16 e 24 do mesmo mês em Londres. Originalmente a banda lançaria o álbum pelo carimbo Situation Two, figurando algum número entre 12 e 57 de seu catálogo, e ainda contando com uma versão bem diferente de “Go West (Crazy Spinning Circles)”, com mote mais melódico e quase progressivo, mas ao assinarem com a Beggars Banquet Records gravaram, no Livingstone Studios, a versão conhecida por todos.

Dos singles, um antes (Spiritwalker, 4 de abril), outro depois (Go West, 10 de agosto) do lançamento; duas músicas garantidas em sets da banda por muitos anos, e mesmo na coletânea Pure Cult, lançada em 2000.

Capa do single 12 polegadas de “Spiritwalker” (Imagem: Discogs)

Por razões desconhecidas, a edição canadense conta com uma ordenação diferente das músicas em relação ao resto do mundo, com “Gimmick” figurando a primeira faixa e “Horse Nation” a sexta; além de “Go West” indo parar na décima e última faixa. Para a edição em CD, lançada pelo selo em 1986, cinco bônus foram adicionados: “Bone Drag” (B-side de “Spiritwalker”), “Sea and Sky” (B-side de “Go West”), “Ressurection Joe” (single), “Love Removal Machine” (“Peace Version” – somente para a Rússia e o Leste Europeu) e “Zap City” (Rússia e Leste Europeu).

Ainda:

+ Posição número 21 dos álbuns mais vendidos no Reino Unido e medalha de prata (certificado) pelo BPI após vender 60 mil cópias.
+ O single “Spiritwalker” alcançou o primeiro lugar na parada britânica.

+ A primeira prensagem em Cd saiu pelo carimbo holandês Torso em 1984.

+ No Brasil, Dreamtime saiu em LP em 1987 pela RCA Victor e em CD somente no ano de 1996 pela Roadrunner Records.

Please follow and like us:
Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Deixe um comentário