Segundo o artista escocês, ‘Nobody’s Empire’ será “parte memória e parte ficção”
Por Luiz Athayde
O músico, escritor e cineasta Stuart Murdoch, também voz do Belle & Sebastian, anunciou o lançamento de seu primeiro romance, Nobody’s Empire, para setembro de 2024.
Levando o mesmo título da faixa de abertura do álbum Girls in Peacetime Want to Dance (2015), o livro é descrito como “parte memórias e parte ficção”.
A história é ambientada em Glasgow e na Califórnia no início dos anos 90. Ela segue o personagem Stephen, que está “em busca de uma reinvenção no novo mundo” após ser diagnosticado com encefalomielite miálgica. Ou síndrome da fadiga crônica, doença sofrida pelo artista escocês.
Murdoch é embaixador da Open Medicine Foundation e vem batalhando para promover a conscientização sobre a doença. Ele comenta (via The Bookseller):
“Comecei a escrever Nobody’s Empire. Parecia ser o momento certo para contar essa história em formato longo, apesar de eu estar cantando sobre ela há anos. Imaginei que estava escrevendo para a comunidade EM/SFC e, à medida que o livro avançava, ele se tornava mais importante para mim, ganhando vida própria.
Eu precisava dele tanto quanto ele precisava de mim e me apoiava muito nele para me consolar. Portanto, quando o livro foi escolhido pela [editora] Faber para publicação, fiquei eufórico e muito aliviado. Espero que este seja o início de um belo relacionamento!”
Ainda que seja o debut de Murdoch no âmbito do romance, seu primeiro livro foi o The Celestial Café (O Café Celestial), editado pela Pomona Books em 2010. Se trata de um apanhado de registros de um diário online, publicado no site do Belle & Sebastian entre 2002 e 2006.
No cinema, ele escreveu e dirigiu o filme God Help The Girl, baseado no seu disco solo homônimo de 2009. Discograficamente, a banda lançou em janeiro, seu décimo segundo álbum de estúdio, Late Developers, via carimbo Matador Records.