Sigur Rós: “novo” álbum no forno e faixa inédita para deguste, ouça ‘Dvergmál’

‘Odin’s Raven Magic’ terá o produtor e mestre local de trilhas sonoras Hilmar Örn Hilmarsson

Por Luiz Athayde

Dos artistas islandeses da superfície sônica, Jónsi é provavelmente o mais ativo. Ao menos é o que a quantidade de lançamentos em curtos espaços de tempo mostram; registros no âmbito solo, com o Dark Morph e agora, com o Sigur Rós.

A bola da vez se chama Odin’s Raven Magic, um projeto orquestral lançado no Reykjavik Arts Festival, em 2002. O mesmo está agendado para sair via carimbos Krunk/Warner Classics no dia 4 de dezembro.

Outra grande novidade em torno do álbum é a participação mais que ilustre do mestre local das trilhas sonoras, o produtor e compositor Hilmar Örn Hilmarsson – dos fantásticos Börn náttúrunnar (Filhos da Natureza), de 1991 e Englar alheimsins (Anjos do Universo), lançado em 2000; ambos do cineasta Fridrik Thor Fridriksson.

O projeto tem assinatura majoritária do tecladista Kjarta Sveinsson (que deixou a banda em 2012) juntamente com Maria Huld Markan Sigfúsdóttir, do quarteto feminino de cordas Amiina, e foi inspirado em trecho de uma obra literária medieval islandesa, do qual descreve uma espécie de banquete apocalíptico.

Em nota, Hilmarsson comentou mais a respeito (via Pitchfork): “Hrafnagaldur Óðins [Odin’s Raven Magic] tem muitas interpretações e implicações que despertam a imaginação… É um poema muito visual, com imagens sobre quedas e um mundo congelando de norte a sul. Foi um aviso apocalíptico. Talvez as pessoas da época o sentissem na pele. Hoje, é claro, a Islândia está envolvida em questões ambientais envolvendo a energia hidroelétrica e a destruição das terras altas. Estamos sendo avisados ​​novamente.”

A fim de mostrar um panorama do que vem por aí, a banda compartilhou a belíssima faixa “Dvergmál”. Ouça abaixo.

Odin’s Raven Magic chega nos formatos, digital, CD, vinil duplo preto e vinil duplo branco, todos disponíveis via pré-venda no Bandcamp. Acesse este link.

Faixas:

1. Prologus
2. Alföður orkar
3. Dvergmál
4. Stendur æva
5. Áss hinn hvíti
6. Hvert stefnir
7. Spár eða spakmál
8. Dagrenning 

Deixe um comentário