Roy Ayers: prestes a lançar novo álbum em 9 anos, lenda do jazz-funk solta a faixa “Synchronize Vibration”

‘Jazz is Dead 002’ chega nas prateleiras sônicas na próxima sexta, dia 19 de junho

Por Luiz Athayde

O mestre do jazz-funk Roy Ayers se encontra na reta final de seu novo álbum em 9 anos. Jazz is Dead 002 ou simplesmente “Roy Ayers JID002” sai do forno na próxima sexta (19), sucedendo King of the Vibes, de 2011.

Para essa empreitada, Ayers juntou forças com ninguém menos que Adrian Younge e Ali Shaheed Muhammad, do A Tribe Called Quest. Será o primeiro registro editado pelo carimbo Jazz is Dead, de propriedade de Younge e Muhammad.

Em nota oficial, Muhammad enfatizou o caráter ideológico por trás do novo trabalho discográfico:

“O que é Jazz em 2020? Posso responder dessa maneira: os artistas de jazz não foram apenas uma inspiração que moldou meu desenvolvimento como músico, mas sua música está profundamente enraizada nos fundamentos da cultura Hip-Hop. Nós surgimos porque suas batidas, progressões de acordes exuberantes, melodias de cortar a alma e linhas de baixo berrantes nos deram uma batida de fundo musical para fluir poeticamente até o amanhecer. Para mim, é tudo música de liberdade e o Jazz Is Dead está motivando um movimento.”

Além da dupla, o novo álbum de Ayers terá colaborações das vocalistas Loren Oden, Joy Gilliam, Saudia Yasmein, Elgin Clark e Anitra Castlebebrry; mais o baterista Greg Paul e o pessoal da Tribe Records, Phil Ranelin e Wendell Harrison.

O primeiro e único aperitivo escolhido para ser servido foi “Synchronize Vibration”, mostrando bem a cara charmosa do vindouro álbum; uma das marcas registradas de Ayers.

Confira.

Deixe um comentário