Robert del Naja (Massive Attack) remixa Gang of Four para tributo a Andy Gill, ouça

“Where the Nightingale (Redux)” traz participação de Nona Twins

Por Luiz Athayde

Faz 1 ano que Andy Gill, a mente mestre do Gang of Four nos deixou, mas o seu legado permanece com uma força fora de série. Nada surpreendente, já que sua influência na música transcendeu subgêneros.

Como usualmente acontece após a morte de músicos influentes, surgem discos póstumos e homenagens discográficas, mas essa promete chamar a atenção por dois motivos: primeiro, pela concepção, que data de antes do falecimento de Gill. A ideia era celebrar os 40 anos do grupo nascido em Leeds, Inglaterra; e segundo, pelo quilate da seleta.

The Problem of Leisure: A Celebration of Andy Gill and Gang of Four   inclui desde novos nomes do indie como IDLES (“Damaged Gods”) e Warpaint (“Paralysed”) à velha guarda, representada por Gary Numan (“Love Like Anthrax”) e Killing Joke (“Forever Starts Now”), dentre outros.

Mas quem assina o segundo single compartilhado – sucedendo a versão para “Natural’s Not In It” por Tom Morello, do Rage Against The Machine e Serj Tankian, do System of a Down – é 3D, codinome de um dos mentores do Massive Attack, Robert del Naja. E não foi sozinho; “Where the Nightingale Sings (Redux)” traz participação do duo rap/industrial londrino Nova Twins, que disseram (via Brooklyn Vegan):

Foi um prazer trabalhar neste remix com Andy em seu estúdio! Ele era um personagem maior do que a vida, sempre ultrapassando os limites musicais. Adoramos como ele explorou os conceitos líricos, fazendo isso da forma mais surpreendente e maneiras lindamente poéticas!”

Robert conta como se deu o surreal primeiro encontro com o guitarrista. “Eu conheci Andy em um bar de hotel em Glasgow e falei como um bêbado sobre a importância do álbum Entertainment por uma hora”, revela.

“Ele gravou secretamente a conversa e a reproduziu pela porta do meu quarto de hotel mais tarde naquela noite, enquanto eu estava delirando. Na verdade, o projeto do álbum Mezzanine se chamava ‘Damaged Gods’ até que eu caí do elevador do hotel e fui parar no mini bar. O Gang of Four foi a pedra fundamental para nós, embora nunca tenhamos sampleado ou feito cover de nenhum single deles sequer com sucesso.”

E ele finaliza dizendo: “Anos mais tarde, quando os apresentamos no Meltdown, mencionei esse fato para Andy depois do show e ele disse: ‘Isso porque você é um merda’ … Provocador, mas é verdade. Eu tenho o besouro antraz tatuado nas minhas costas, ‘Love, leisure, work and war’ “

O tributo sai oficialmente no dia 14 de maio nos formatos CD, vinil, vinil deluxe e digitalmente, com pré-venda já disponível neste link.

Ouça a faixa abaixo:

Ah, sim: na mesma época (maio) está agendada para sair o box set 71-81, contendo tudo que foi gravado pela formação original e mais algumas surpresas.

Deixe um comentário