You are currently viewing New Order: neste dia, em 1989, “Technique” era lançado

New Order: neste dia, em 1989, “Technique” era lançado

A Acid House tomava de assalto as composições do grupo de Manchester

Por Luiz Athayde

Mais uma vela no bolo de aniversário do quinto álbum da banda natural de Manchester, Inglaterra: New Order.

New Order em 1989 (Foto: Divulgação)

Há anos contando com influências eletrônicas em sua sonoridade, Technique marca o mergulho de Bernard Sumner, Gillian Gilbert, Stephen Morris e, principalmente Peter Hook, na emergente e envolvente cena da acid house. As gravações tiveram início no estúdio Mediterranean em Ibiza, Espanha, onde foram procrastinadas graças a agitada vida noturna do lugar. A tecladista Gilbert comentou:

“A gente tinha Mike (Johnson, engenheiro) conosco, então sempre havia alguém fazendo alguma coisa, mas foi o começo de não estarmos juntos no estúdio quando estávamos fazendo as coisas. Era como, ‘oh, você faça sua bateria hoje, e eu farei os vocais log mais à noite…’  As músicas estavam meio que lá, mas faltavam grandes pedaços. Você deixava blocos e dizia: ‘você vai preencher isso? Estou fora agora .”

Segundo Sumner, após quatro meses na badalada cidade, somente 20% do disco estava pronto”, então, a solução foi voar para Londres e finalizá-lo no estúdio de Peter Gabriel, oReal World Studios.

O resultado agradou a banda, o público e boa parte da crítica. Para Hook, “Technique soa fantástico […] considerando que não é um disco de dance music de Ibiza. Eu acho que pega um som de verão realmente brilhante”. O AllMusic rasgou o álbum em elogios, dizendo que se tratava de “outro disco clássico” do New Order, ressaltando os “instintos de misturar rock e dance music contemporâneo resultaram em outro LP confiante e soberbo”

Capa do single 7 polegadas de “Round & Round”

A lendária Melody Maker se referiu ao registro como “um triunfo raro e arrebatador”, enquanto que a icônica New Music Express escreveu que o grupo “criou um LP de honestidade inabalável, livre das máscaras de identidades faltas de seu passado”. Também, pudera: Technique apresenta uma mescla coesa de rock alternativo e música eletrônica, e entre os destaques está – a não a toa, música de trabalho – o single “Round & Round”.

Technique foi o primeiro álbum do New Order a alcançar o número um nas paradas do Reino Unido. Ainda assim, foi o último a ser carimbado pela Factory Records; a gravadora de Tony Wilson declarou falência em 1992, causada especialmente pelo fracasso comercial do disco Yes Please! Do Happy Mondays.

No âmbito dos licenciamentos, o Brasil teve sua vez com duas prensagens em vinil (Qwest Records e WEA) e cassete (Factory Records) no ano do lançamento mundial.

Please follow and like us:
Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Deixe um comentário