Mortiis anuncia novo álbum e solta o vídeo “Visions of an Ancient Future”, assista

Músico norueguês também anunciou datas de sua turnê norte-americana

Por Luiz Athayde

O alter ego de Håvard Ellefsen Mortiis anunciou o sucessor de The Great Deceiver, álbum lançado em 2016 proveniente de sua “Era 3”, ou seja, eletrônica/industrial. Spirit of Rebellion irá chegar em breve nas plataformas digitais, assim como em CD e vinil pelo carimbo Dead Seed Productions, e como aperitivo, o artista norueguês lançou o novo videoclipe “Visions of na Ancient Future”, denotando um híbrido de seu período medieval e eletrônico.

A produção e o elenco do vídeo conta com assinatura finlandesa, indo desde a direção com o ator Ari Savonen a atuação, como o dublador, diretor e roteirista Pekka Lehtosaari.

Assista:

A mescla tem um motivo: Spirit of Rebellion será uma reinterpretação expandida de seu clássico álbum Ånden Som Gjorde Opprør (“O Espírito que se Rebelou”), de 1995. Em nota, Mortiis revelou.

“Tive que afastar muitos demônios para chegar a esse ponto. Eles voltam, sempre voltam, mas pelo menos minha visão não está mais nublada… Quando eu estava trabalhando na reinterpretação da minha música antiga para o festival Cold Meat Industry em Estocolmo quase dois anos atrás, eu não tinha ideia de que acabaria criando um (quase) novo disco, nem que uma sessão dele seria usada no meu primeiro vídeo do Dungeon Synth desde 1996. Mas aqui estamos.”, disse.

Conhecido por fazer parte da gênese de um dos pilares do black metal norueguês Emperor (1991-1992), o então baixista resolveu dar ênfase no universo dos sintetizadores, mergulhando em projetos Dark Ambient como Vond, Fata Morgana, Cintecele Diavolui (este assinando com o pseudônimo “Vukodlak”) e em vôo solo, lançando mão de ambientações medievais em meio a sua sonoridade obscura.

Seu despontamento para uma camada acima do underground se deu na chamada Era 2, onde o mote era o synthpop/industrial fortemente influenciado por Ministry, Skinny Puppy, Nine Inch Nails e outros, lançando o aclamado The Smell of Rain, em 2001.

Mortiis

No ano passado o ex-Emperor voltou às raízes ao entrar em turnê – que incluiu datas sul-americanas – tocando material da Era 1. Abaixo, as novas datas do giro norte-americano.

24 Jan The Whiskey Junction, Minneapolis (MN)
25 Jan Reggies, Chicago (IL)
26 Jan Civic Music Hall, Toledo (OH)
27 Jan The Masquerade (Purgatory), Atlanta (GA)
28 Jan The Orpheum, Tampa (FL)
30 Jan White Oak Music Hall, Houston (TX)
31 Jan Come and Take it Live!, Austin (TX)
01 Feb Gas Monkey Bar & Grill, Dallas (TX)
02 Feb The Riot Room, Kansas City (MO)
03 Feb Oriental Theatre, Denver (CO)
05 Feb Club Red, Meza (AZ)
06 Feb Brick by brick, San Diego (CA)
07 Feb Catch One (Underground), Los Angeles (CA)
08 Feb DNA Lounge, San Francisco (CA Less

A pré-venda de Spirit of Rebellion já se encontra disponível. Acesse aqui.

Deixe um comentário