Músico faleceu “após uma breve doença”, informou Jesse Paris Smith, filha de Patti Smith
Por Luiz Athayde
Morreu Tom Verlaine, voz e guitarra da banda Television, aos 73 anos. A notícia foi confirmada pela filha de Patti Smith, Jesse Paris Smith, ao The New York Times, que disse que o músico morreu “após uma breve doença”.
Nascido Thomas Miller em Nova Jersey, Verlaine foi uma das figuras chave da efervescente cena punk de Nova York – ainda que sua música não pudesse ser facilmente rotulada – centrada no clube CBGB, que ainda incluía nomes como Ramones, Blondie e Talking Heads.
Sua ignição como músico foi na adolescência, depois de ouvir o hit dos Rolling Stones, “19th Nervous Breakdown” mas também sofrendo grande influência do free jazz, especialmente de John Coltrane. Seu nome artístico é uma referência ao poeta simbolista francês Paul Verlaine.
No começo dos anos 70 ele formou o Neon Boys com seu amigo de escola Richard Hell, que ainda contava com Billy Ficca na bateria. O grupo durou pouco e logo em seguida, em março de 1973, surgiu o Television, tendo Richard Lloyd como segundo guitarrista. Em 1975 Hell sai da banda e dá lugar a Fred Smith.
Com essa formação lançam o clássico Marquee Moon em 1977; registro que logo se tornou uma grande influência na esfera alternativa. Adventure, o segundo disco, sai no ano seguinte, pouco antes de se separarem.
Verlaine seguiu pelos anos 80 em uma prolífera carreira solo, editando álbuns de forma regular até o começo dos anos 90, mas ainda assim, a banda fez reuniões pontuais, inclusive se apresentando com sua formação original no Brasil em 2005, no Tim Festival.
Além do modo singular de compor, seu jeito de tocar guitarra foi um dos chamarizes no cenário musical. “Eu nunca toquei guitarra junto com discos, então eu nunca aprendi toda a velocidade a que todos lambem gravetos quando começam”, disse ao Guitar Player.