Você está visualizando atualmente Morre Shane MacGowan, voz do The Pogues, aos 65 anos
Shane MacGowan no palco com o The Pogues em 1985. (Foto: Andrew Catlin)

Morre Shane MacGowan, voz do The Pogues, aos 65 anos

Músico faleceu em casa, após meses internado em decorrência de uma encefalite viral

Por Luiz Athayde

Morreu nesta quinta-feira (30), o vocalista e compositor irlandês Shane MacGowan, conhecido por comandar a banda de Celtic Punk Rock The Pogues. Ele tinha 65 anos.

O falecimento foi confirmado por Victoria Mary Clarke, esposa do músico, e compartilhada pela banda nas redes sociais.


“É com a mais profunda tristeza e o mais pesado dos corações que anunciamos o falecimento de Shane MacGowan.

Shane morreu pacificamente às 3h da manhã de hoje (30 de novembro de 2023) com sua esposa Victoria e sua família ao seu lado.

Orações e os últimos ritos foram lidos, o que deu conforto à sua família.

Sua esposa Victoria, sua irmã Siobhan, seu pai Maurice, sua família e um grande círculo de amigos deixaram-no.

Mais detalhes serão anunciados em breve, mas a família pede privacidade neste momento tão triste.”

Clarke por sua vez, prestou um longo tributo ao marido. Recentemente os dois comemoraram cinco anos de casamento.


“Eu não sei como dizer isso, então vou apenas dizer. Shane, que sempre será a luz que tenho diante de mim e a medida dos meus sonhos e o amor da minha vida e a mais bela alma e o mais belo anjo e o sol e a lua e o início e o fim de tudo o que me é caro, foi para junto de Jesus, Maria e sua bela mãe Therese”, começou ela.

Sou muito abençoada por tê-lo conhecido, por tê-lo amado e por ter sido tão infinita e incondicionalmente amada por ele e por ter tido tantos anos de vida e amor e alegria, diversão, risadas e muitas aventuras. Não há como descrever a perda que estou sentindo e a saudade de apenas mais um de seus sorrisos que iluminaram meu mundo.

Obrigada, obrigada, obrigada, obrigada por sua presença neste mundo, você o tornou tão brilhante e deu muita alegria a muitas pessoas com seu coração, sua alma e sua música. Você viverá em meu coração para sempre. Continue no jardim todo molhado pela chuva que você tanto amava. Você significou o mundo para mim.”

MacGowan lutava há tempos contra uma encefalite viral. Em dezembro de 2022 ele foi hospitalizado, e em junho desse ano o músico passou por terapia intensiva, recebendo alta na semana passada.

Formada em 1982, o The Pogues tinha como máxima a mescla do punk e com a música folk irlandesa, além de trazer temas políticos. Suas músicas lançavam mão de instrumentos como bandolim, banjo e tin whistle, influenciado nomes ilustres como Flogging Molly e Dropkick Murphys.

Os sucessos da banda irlandesa incluem “Fairytale Of New York”, com Kirsty MacColl, “If I Should Fall From Grace With God”, “The Old Main Drag”, “A Pair Of Brown Eyes”, “A Rainy Night In Soho” e outros.

Deixe um comentário