Reedição virá chancelada pela Relapse Records no dia 4 de dezembro
Por Luiz Athayde
Uma das bandas mais violentas do crust punk G.I.S.M. terá seu marcante álbum de estreia Detestation, finalmente reeditado. O mesmo virá chancelado pela Relapse Records em quase todos os formatos e gostos.
Agendado para sair no dia 4 de dezembro, o primeiro álbum dos japoneses estará disponível em cassete transparente, cassete preto, CD, vinil deluxe “borboleta” preto e branco + compacto 7 polegadas (limitado em 135 cópias); vinil deluxe fumaça + compacto e vinil duplo (um preto e outro branco).
Formado em Tóquio, em 1981, o G.IS.M. – ou Guerilla Incendiary Sabotage Mutineer, God In the Schizoid Mind, Grand Imperialist Social Mean, etc – era notório por suas violentas apresentações ao vivo. O vocalista Sakevi Yokoyama era conhecido por ser extremamente perigoso e imprevisível nos shows, fazendo de G.G. Allin um amador.
Suas performances incluem correr em direção a multidão com uma motosserra, atacar as primeiras fileiras com um lança-chamas aceso, atirar fogos de artifício no público, bater em espectadores aleatórios, ameaçar a plateia com um revólver carregado e disparar tiros no palco. Os primeiros shows da banda incluíam aparatos visuais, como filmagens da guerra do Vietnã e vídeos de vivissecção.
Sakevi também já cumpriu pena de prisão por atos de violência fora dos palcos. Entre os relatos envolvendo sua periculosidade, está um ataque a um trabalhador no metrô de Tóquio por encará-lo, e ele também teria esfaqueado um homem por usar uma camisa pirata do GISM. Além de fãs, Sakevi também era conhecido por atacar jornalistas e fotógrafos que tentavam se aproximar dele.
Embora gerado sob o prisma do hardcore punk, Detestation é uma peça marcante no subterrâneo da classe de 84 por acrescentar influências de heavy metal tradicional, hard rock e lançar mão inclusive de vocais rasgados e guturais.
Para garantir o álbum na pré-venda, acesse este link. Ouça o álbum completo abaixo.