O objetivo é aumentar a conscientização para o Dia Internacional da Saúde Mental
Por Luiz Athayde
O artista francês Akse recriou a icônica fotografia de Ian Curtis, lendário vocalista do Joy Division tirada por Philippe Carly no mural do Headstock, em Port Street, Manchester.
O objetivo é aumentar a conscientização para o Dia Internacional da Saúde Mental que será no próximo sábado, dia 10 de outubro.
Logo mais (9/10) será a vez do baixista Peter Hook falar sobre o tema na BBC North West. Em 18 de maio último (data do suicídio de Ian Curtis) Bernard Sumner e Stephen Morris fizeram uma live como parte do evento Moving Through the Silence: Celebration The Life and Legacy of Ian Curtis (Movendo-se no Silêncio: Celebrando a vida e o legado de Ian Curtis), em homenagem ao ex-companheiro de banda e também visando arrecadar fundos para o Manchester Mind, ONG voltada para a saúde mental.
Akse é um grafiteiro francês de ascendência vietnamita, radicado em Manchester desde 1997. Seu start na pintura foi 1992 e assina como membro do P19 Graffiti Crew.
Nos últimos anos, o artista se concentrou em desenhos realistas em grafite de alta definição à mão livre. Ele é conhecido principalmente por refletir o clima social, político e cultural do mundo, e têm trabalhos aclamados também em Liverpool e Londres.
Dentre suas pinturas, constam retrados de nomes como David Bowie, Al Pacino, Tony Wilson, Muhammad Ali,Stephen Hawking e George Floyd.