Brigada noise/industrial lançará seu novo álbum, ‘American Standart’, no fim de agosto pela Sacred Bones
Por Luiz Athayde
A formação nova-iorquina de noise rock/electro-industrial/metal Uniform compartilhou videoclipe de “Permanent Embrace”, segundo single do álbum, American Standart, anunciado recentemente.
O registro sairá sob chancela da Sacred Bones Records no dia 23 de agosto. E claro, conta com pré-venda disponível em CD, cassete e vinil verde translúcido. Neste link.
Nesta nova prévia (“This Is Not A Prayer” saiu há 4 semanas), a banda se mostra no mínimo pulverizante. Para não dizer insana, dado o teor de seu tema: a luta de Michael Berdan contra a bulimia.
“Embora seja, de longe, a faixa mais curta e sonoramente mais acessível de American Standard, ‘Permanent Embrace’ aborda uma faceta da doença que eu tenho muito medo de enfrentar”, diz o vocalista.
Berdan também aproveita para revelar algumas influências em torno da composição:
“A música reflete a violência psíquica da letra, com riffs e ritmos que não pareceriam fora de lugar no catálogo do Unsane, que se transformam em melodias de sintetizadores gigantes antes de entrar em colapso. Essa é a nossa interpretação equivocada do que o Faith No More estava fazendo em Angel Dust, e esperamos que a nossa homenagem a esses mestres da loucura possa se equiparar ao seu esplendor horrível.”
Quanto ao conceito do álbum, ele explica: “Construída sobre uma base narrativa estabelecida pela autora e colaboradora lírica Maggie Siebert, a música gira em torno da ideia de uma pessoa que mantém um ente querido como refém emocional.
Ao ver a beleza perversa em uma história sobre um acidente de carro, o narrador faz uma analogia entre dois automóveis torcidos juntos e seu último relacionamento. Assim como ele se desintegrou com o tempo, o mesmo aconteceu com a pessoa que continua ao seu lado. O objeto de suas viagens de culpa manipuladoras permanece preso em uma situação desesperadora, aterrorizado com o que poderia fazer a si mesmo se eles finalmente fossem embora.”
Sean Stout (Ty Segall, Deafheaven, Cigarettes After Sex) assina a produção videoclíptica. Entretanto, seu mergulho para chegar no resultado final não se restringiu apenas a essa música.
“Sem parecer banal, quando lemos pela primeira vez as letras de Mike para o disco, nossa reação foi extremamente visceral”, revela. “Elas são brutalmente introspectivas e bonitas às vezes, e queríamos tentar transmitir visualmente essa gama de emoções em uma sequência de imagens únicas que se desdobram narrativamente e potencialmente mudam seu próprio significado ao longo do tempo.”
“Nosso conceito era entrelaçar imagens de um mundo externo – crescido, enferrujado e em decadência – com um mundo interno que, em grande parte, está passando pelo mesmo processo como resultado, mas que também é marcadamente separado. Nunca vemos um observar ou interagir com o outro, mas eles são o mesmo e pertencem ao mesmo mundo”, acrescentou.
Assista ao clipe a seguir.
Lista de faixas do álbum American Standart:
01 American Standart
02 This Is Not A Prayer
03 Clemency
04 Permanent Embrace