Ouça a homenagem autoral “44 Moore” abaixo
Por Luiz Athayde
Nada mais assertivo do que uma canção voltada para a guitarra no Dia “Mundial” do Rock – sim, essa data só é comemorada no Brasil.
É que neste dia, em 1985, que rolou o Live Aid, lendário evento beneficente que levou aos palcos (de Londres, na Inglaterra, e Filadélfia, EUA) nomes como David Bowie, Bryan Ferry, Duran Duran, Simple Minds, The Who, Black Sabbath, Phil Collins e muitos outros.
Foi este último que sugeriu, durante sua apresentação, que o rock deveria ter um dia para ser celebrado no calendário, mas acabou não pegando. Por esses lados, no entanto, após uma massiva campanha de duas rádios paulistanas, a data passou a ser comemorada nacionalmente.
Ok, mas para quê isso tudo? Informar que o guitarrista britânico de jazz fusion Rob Garland compartilhou novamente seu single tributo ao icônico guitarrista Gary Moore. Este inclusive participou do Self Aid, concerto nos mesmos moldes realizado em Dublin, Irlanda, a fim de expor o problema crônico do desemprego no país na época.
A fim de homenagear essa força das seis cordas, Garland lançou mão não de um cover, mas de uma composição autoral, onde divaga sua influência pelo saudoso guitarrista de Belfast. Se trata de uma balada de guitarra, tendo o jazz e o blues como força motriz.
Ouça a seguir: