‘Songs of a Lost World’ sairá no dia 1º de novembro com pré-venda iniciada hoje
Por Luiz Athayde
Enfim, o sempre querido The Cure liberou “Alone”, primeiro single de seu mais que aguardado novo álbum de estúdio, Songs of a Lost World. A faixa chega na íntegra após a campanha de divulgação, que incluiu a criação de um novo site (www.songsofalost.world) e um canal no Whatsapp com atualizações enigmáticas e a conta-gotas.
Embora somente agora a banda tenha anunciado a data de lançamento, ela já era de conhecimento geral através do mesmo site. Bastava organizar os números embaralhados em algarismos romanos para descobrir: “1/11/2024”.
“Alone” foi uma das músicas novas apresentada na antecipada turnê Shows Of A Lost World. Ela mostra Robert Smith e cia em plena forma em pouco mais de seis minutos de duração. Ou melhor, de melancolia por um viés extremamente atmosférico e até mesmo cinemático.
O líder disse (via NME): “É a faixa que abriu o disco; assim que a gravamos, eu sabia que seria a música de abertura e senti o álbum inteiro entrar em foco. Eu vinha lutando para encontrar a frase de abertura certa para a música de abertura certa há algum tempo, trabalhando com a simples ideia de ‘estar sozinho’, sempre com a sensação incômoda de que eu já sabia qual deveria ser a frase de abertura.”
Smith acrescentou: “Assim que terminamos a gravação, lembrei-me do poema Dregs, do poeta inglês Ernest Dowson, e esse foi o momento em que soube que a música – e o álbum – eram reais.”
Confira o lyric video a seguir.
Songs of a Lost World sucederá o distante 4:13 Dream, de 2008. Porém, se seguirmos à risca declarações anteriores de Robert Smith, este também será o primeiro de três lançamentos.
Smith já havia confirmado a existência de “Songs…”. Durante um dos papos com a New Music Express nos bastidores do NME Awards 2022, ele chegou a dizer que “já tem arte, já tem uma ordem de execução, está quase pronto! Eles são muito lentos por causa do vinil, mas talvez saia em setembro. Eu preferiria que saísse logo. Não consigo suportar a expectativa”.
Além de mais um álbum do grupo e também um disco solo:
“Estou trabalhando em dois álbuns do Cure e um deles já está pronto. Infelizmente, é o segundo que está pronto. [No outro, tenho que fazer quatro vocais, e há 10 músicas em cada álbum. Vamos mixar no próximo mês, em 1º de abril, então tenho três semanas pela frente.”
Robert também revelou o direcionamento musical de seus próximos discos: “Bem, o primeiro álbum do Cure é implacável e sombrio. É a coisa mais sombria que já fizemos. O segundo é animado, e o meu [solo] não será lançado até o ano que vem.”
A pré-venda de Songs of a Lost World está valendo nos formatos: vinil simples preto, vinil simples branco, vinil duplo preto, cassete simples, cassete duplo, CD simples e CD deluxe triplo. Acesse aqui.
Pingback: Ouça “A Fragile Thing”, mais uma inédita do The Cure - Class of Sounds