Factory Records celebra 40 anos com exposição e boxsets

A caixa comemorativa do lendário selo de Manchester será limitada em 4 mil cópias

Por Luiz Athayde

A Factory Records está comemorando 40 anos e para reafimar seu status de ícone dos selos independentes, foi anunciado para 11 de outubro uma mega caixa comemorativa, e limitada em 4 mil cópias, com itens de encher os olhos de qualquer colecionador que se preze, como livros, compactos, LPs, pôsteres e mais – tudo envolvendo os 10 primeiros registros do selo.

A caixa Use Hearing Protection ou FAC 1, conta com um pôster amarelo impresso em preto dos shows de maio e junho de 1978 no The Factory, em Manchester, apresentando as bandas: Joy Division, Durutti Column, The Tiller Boys, Cabaret Voltaire, Jilted John, Big In Japan e Manicured Noise. FAC 2 inclui o The Factory Sample, um compilado em EP com Joy Division – inclusive estreando novo nome, apresentando as faixas “Glass” e “Digital” –, Cabaret Voltaire, John Dowie e Durutti Column.

Dos singles, FAC 5 apresenta “All Night Party” do A Certain Ration, enquanto que o FAC 6 traz a estreia do Orchestral Manoeuvres in the Dark com “Electricity”. Há também mais uma edição de Unknown Pleasures, primeiro disco do Joy Division, no FAC 10.

Um dos itens mais curiosos ficou por conta do esboço do ‘Temporizador Oval Menstrual’ feito pela artista feminista Linder Sterling, também vocalista do ato pós-punk Ludus. Na época, a Factory descreveu apenas como “um ábaco de quatro barras, sete contas na fileira, cinco finais de tecido encharcado de sangue”.

Também está nos prepares da reedição do box Factory: Communications 1978-92; 14 anos compilados em 4 CDs em 2009. O novo formato será em uma caixa contendo 8 LPs, prevista para o dia 8 de novembro.

Aos sortudos que estiverem em Londres entre os dias 13 de setembro e 25 de outubro, haverá a exposição Use Hearing Protection no Chelsea Space, que consiste na exibição dos primeiros 50 itens do vasto catálogo da Factory até 1982; e o melhor, com entrada gratuita.

Deixe um comentário